Psicologia
Humanista
A Psicologia Humanista surgiu na
década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias de
análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e
do enfoque no inconsciente e seu determinismo,
defendido pela Psicanálise.
A grande divergência com o Behaviorismo é que o Humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou
animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Já em relação à Psicanálise,
a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos
passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos.
Objetivos
A psicologia
humanista possui dois objetivos principais: tratar condições de saúde mental, como
ansiedade e depressão, e ajudar as pessoas a se reconectar com a sua essência.
Fundador
Psicólogo
americano e considerado até os dias atuais como o pai do movimento humanista, Abraham Maslow dedicou a sua vida acadêmica para
compreender a existência humana. Para Maslow, as pessoas são capazes de se
autorrealizar. Para ele, a autorrealização é o nível mais alto da existência
humana
Principoio
de abordagens
A abordagem humanista acredita que as pessoas têm grande poder para
contribuir com seu próprio estado mental. Enquanto os humanistas acreditam no controle pessoal e na autonomia, eles
também reconhecem o papel poderoso que as influências ambientais podem
desempenhar na influência da saúde mental e do bem-estar
Sigficado de Humanismo
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade
Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já
indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e
estéticos que valorizavam o ser humano
A Importância da teoria
humanista para a educação
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade
de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o
bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua
portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia
As vantagens da teoria
humanista
Vantagens: aumento comprometimento colaboradores, adoção de estilos democráticos de
liderança, melhoria fluxo comunicação. Desvantagens: aumento produtividade
vinculado com necessidades humanas, não preocupação com bem-estar dos
trabalhadores, promoção com base em benefícios econômicos
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DESTA TEORIA
PRINCIPAIS CRÍTICAS APONTADAS
Dando importância ao desenvolvimento emocional do indivíduo, acaba por desvalorizar os conteúdos a aprender bem como os seus resultados.
Atender à espontaneidade, interesses e desejo dos formandos pode conduzir a um impasse na aprendizagem, uma vez que metas e objectivos não são centrais para estes teóricos. Por outro lado, a ênfase da individualidade de cada um torna difícil a aplicação das suas teorias no ensino e na formação, tratando-se estes últimos de processos massificados.
Estas teorias foram construídas com base na actividade clínica de Rogers enquanto psicólogo. Importa dizer que a relação clínica é de natureza diferente da relação pedagógica.
De forte influência existencial e fenomenológica, a
Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu
aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser
condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o
ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão e na
fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos
fenômenos e da sua experiência consciente.
A maior contribuição dessa nova linha
psicológica é a da experiência consciente, a crença na integralidade entre a
natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder
criativo do indivíduo.
A realidade, para a Psicologia Humanista,
deve ser exposta à temporalidade, deve ser fluída e não estática, permitindo que
ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idéia de uma
realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A integração entre o
indivíduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se
das exigências do passado e do futuro.
Um dos principais teóricos da Psicologia
Humanista foi Abraham Maslow (1908-1970), americano,
considerado o pai espiritual do movimento humanista, acreditava na tendência
individual da pessoa para se tornar autorrealizadora, sendo este o nível mais
alto da existência humana. Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada
conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo
fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas,
conforme gráfico abaixo:
Outro grande teórico da Psicologia
Humanista foi Carl Rogers (1902-1987), americano, que baseou
seu trabalho no indivíduo. Sua visão humanista surgiu através do tratamento de
pessoas emocionalmente perturbadas. Ele trabalhou com um conceito semelhante ao
de Maslow, a que deu o nome de tendência atualizante, que é a tendência inata
de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais
Defendeu, também, a idéia de autoconceito como um padrão
organizado e consciente das características de cada um desde a infância que, à
medida que novas experiências surgem, esses conceitos podem ser substituídos ou
reforçados. Para ele, a capacidade do indivíduo de modificar consciente e
racionalmente seus pensamentos e comportamentos, fornece a base para a formação
de sua personalidade.
Para Rogers, os indivíduos bem ajustados psicologicamente
têm autoconceitos realistas e a angústia psicológica é advinda da desarmonia
entre o autoconceito real (o que se é de fato) e o ideal para si (o que se
deseja ser). Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direção e o conteúdo do
tratamento psicológico, por ter ele suficientes recursos de autoentendimento
para mudar seus conceitos. A terapia centrada na pessoa e não em teorias,
nasceu dessa idéia.
As críticas a essa abordagem centrada na pessoa residem no
fato de que indivíduos com distúrbios mais graves, não teriam suporte emocional
suficiente para um autoconhecimento e modificação de conceitos. Porém, mesmo
com essa deficiência, a abordagem centrada na pessoa, possui muitos adeptos,
por valorizar as pessoas, adaptando as teorias a elas e não elas a teoria
Conclusão
No
presente trabalho da pesquisa chegamos a seguinte conclusão de que a Psicologia
Humanista surgiu
na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de
análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e
do enfoque no inconsciente e seu determinismo,
defendido pela Psicanálise e os seus
E tendo em conta que a psicologia humanista possui
dois objetivos principais: tratar condições de saúde mental, como
ansiedade e depressão, e ajudar as pessoas a se reconcertar com a sua essência.
E salientar que Fundador Psicólogo americano e considerados
até os dias atuais como o pai do movimento humanista, Abraham Maslow dedicou a sua vida acadêmica para
compreender a existência humana.
Fonte
https://www.infoescola.com/psicologia/psicologia-humanista/
https://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/49579/mod_scorm/content/0/teo01/07teo01.htm
https://guia-doestudo.blogspot.com/toda materia
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