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Psicologia Humanista entenda oque era , toda a materia resumida

 


Psicologia Humanista

 


Escrito por Roberto  Luis Meneses
 
Professor licenciado  em Letras- 

Comunicação10 Min de leitura 




Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise.

A grande divergência com o Behaviorismo é que o Humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Já em relação à Psicanálise, a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos.

Objetivos

A psicologia humanista possui dois objetivos principais: tratar condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, e ajudar as pessoas a se reconectar com a sua essência.

Fundador

MASLOW


Psicólogo americano e considerado até os dias atuais como o pai do movimento humanista, Abraham Maslow dedicou a sua vida acadêmica para compreender a existência humana. Para Maslow, as pessoas são capazes de se autorrealizar. Para ele, a autorrealização é o nível mais alto da existência humana

Principoio de abordagens

abordagem humanista acredita que as pessoas têm grande poder para contribuir com seu próprio estado mental. Enquanto os humanistas acreditam no controle pessoal e na autonomia, eles também reconhecem o papel poderoso que as influências ambientais podem desempenhar na influência da saúde mental e do bem-estar

 

 

Sigficado de  Humanismo

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano

 

A Importância da teoria humanista para a educação


A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia

 

 

As vantagens da teoria humanista

Vantagens: aumento comprometimento colaboradores, adoção de estilos democráticos de liderança, melhoria fluxo comunicação. Desvantagens: aumento produtividade vinculado com necessidades humanas, não preocupação com bem-estar dos trabalhadores, promoção com base em benefícios econômicos

 

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DESTA TEORIA

Nesta perspectiva humanista da aprendizagem, e num ambiente de FCT, o tutor e o formando aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem, havendo por parte do primeiro uma preocupação com o desenvolvimento da pessoa humana, centrado a aprendizagem no formando, nas suas preocupações, vontades e sentimentos, e não nos objectivos ou nos conteúdos programáticos. O tutor deve procurar criar uma atmosfera emocional positiva que proporcione ao formando novas experiências, proporcionando processos de aprendizagem por descoberta, autónomos e experiências significativas. Havendo uma responsabilização do formando pelo seu processo de aprendizagem deve incentivar-se a autoavaliação.


PRINCIPAIS CRÍTICAS APONTADAS

Dando importância ao desenvolvimento emocional do indivíduo, acaba por desvalorizar os conteúdos a aprender bem como os seus resultados.

Atender à espontaneidade, interesses e desejo dos formandos pode conduzir a um impasse na aprendizagem, uma vez que metas e objectivos não são centrais para estes teóricos. Por outro lado, a ênfase da individualidade de cada um torna difícil a aplicação das suas teorias no ensino e na formação, tratando-se estes últimos de processos massificados.

Estas teorias foram construídas com base na actividade clínica de Rogers enquanto psicólogo. Importa dizer que a relação clínica é de natureza diferente da relação pedagógica.

 

De forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão e na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.

A maior contribuição dessa nova linha psicológica é a da experiência consciente, a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do indivíduo.

A realidade, para a Psicologia Humanista, deve ser exposta à temporalidade, deve ser fluída e não estática, permitindo que ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idéia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A integração entre o indivíduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se das exigências do passado e do futuro.

 

Um dos principais teóricos da Psicologia Humanista foi Abraham Maslow (1908-1970), americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar autorrealizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana. Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas, conforme gráfico abaixo:

Outro grande teórico da Psicologia Humanista foi Carl Rogers (1902-1987), americano, que baseou seu trabalho no indivíduo. Sua visão humanista surgiu através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas. Ele trabalhou com um conceito semelhante ao de Maslow, a que deu o nome de tendência atualizante, que é a tendência inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais

Defendeu, também, a idéia de autoconceito como um padrão organizado e consciente das características de cada um desde a infância que, à medida que novas experiências surgem, esses conceitos podem ser substituídos ou reforçados. Para ele, a capacidade do indivíduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos, fornece a base para a formação de sua personalidade.

Para Rogers, os indivíduos bem ajustados psicologicamente têm autoconceitos realistas e a angústia psicológica é advinda da desarmonia entre o autoconceito real (o que se é de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser). Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direção e o conteúdo do tratamento psicológico, por ter ele suficientes recursos de autoentendimento para mudar seus conceitos. A terapia centrada na pessoa e não em teorias, nasceu dessa idéia.

As críticas a essa abordagem centrada na pessoa residem no fato de que indivíduos com distúrbios mais graves, não teriam suporte emocional suficiente para um autoconhecimento e modificação de conceitos. Porém, mesmo com essa deficiência, a abordagem centrada na pessoa, possui muitos adeptos, por valorizar as pessoas, adaptando as teorias a elas e não elas a teoria

 

 

 

 

Conclusão

No presente trabalho da pesquisa chegamos a seguinte conclusão de que a Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise e os seus

E tendo em conta que a psicologia humanista possui dois objetivos principais: tratar condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, e ajudar as pessoas a se reconcertar com a sua essência. E salientar que Fundador Psicólogo americano e considerados até os dias atuais como o pai do movimento humanista, Abraham Maslow dedicou a sua vida acadêmica para compreender a existência humana. 


Fonte 

https://www.infoescola.com/psicologia/psicologia-humanista/

https://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/49579/mod_scorm/content/0/teo01/07teo01.htm

https://guia-doestudo.blogspot.com/toda materia 


 

 

 

 


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