Administração e Gestão da Educação
Termo de Referência:
Requisitos de Acesso
O acesso ao curso de Licenciatura em Administração e Gestão de Educação Major é regido pela legislação em vigor no ensino Superior( lei 5/2003 de 21 de Janeiro) e pelos os critérios estabelecidos pela Universidade Pedagógica. O candidato deve, no entanto, possuir o nível Médio, no mínimo - 12ª classe ou equivalente, e ter aprovado igualmente nos exames de admissão da disciplina de Português e Matemática em demais instituições nacionais e internacionais. É obrigatório que os candidatos tenham as disciplinas antes mencionadas como nucleares nos seus certificados.
Perfil Profissional
O curso de Licenciatura em Administração e Gestão da Educação como ―Major visa habilitar os estudantes no processo de Administração e Gestão de Educação no que concerne as componentes teórica e prática. Os graduados devem prestar a sua atenção na articulação entre o ensino e a pesquisa e devem desenvolver a capacidade de realizar pesquisas em Administração e Gestão da Educação.
O graduado deverá ser capaz de dinamizar a administração educacional ao nível do sistema e da escola, devendo, para o efeito, realizar as seguintes tarefas ocupacionais:
- Organizar a estrutura pedagógica e administrativa da escola;
- Leccionar a disciplina de Organização e Gestão Escolar nos institutos de formação de professores;
- Administrar e gerir instituições da educação, escolas de ensino básico, secundário geral e técnico;
- Implementar e avaliar de políticas educacionais;
- Planificar recursos materiais, humanos e financeiros para o correcto funcionamento da escola; e contribuir nas actividades de pesquisa educacional.
Documentos Necessários
Depois de efectuada a pré-inscrição deverá preparar a seguinte documentação (que pode variar de instituição para instituição e de grau académico para grau académico):
- Original e cópia do certificado de habilitações com notas discriminadas do grau de ensino imediatamente inferior ao que se prentede candidatar.
- Original e cópia do documento de identificação (B.I, passaporte ou cartão de residente).
- Declaração de serviço, para os candidatos trabalhadores. Documento militar ou policial, caso seja militar ou polícia.
- Atestado de situação militar regularizada para os candidatos masculinos em idade militar.
- Três fotografias tipo-passe recentes.
- Comprovativo do pagamento bancário da inscrição.
Competências do Director do Curso:
- Dirige as actividades de curso de graduação, pós-graduação e extensão, na instituição do ensino superior, na linha geral da política global definida pelo governo;
- Organiza, coordena e controla a elaboração e execução de planos anuais e plurianuais de actividades de curso, bem como os respectivos relatórios e submete-os á aprovação superior;
- Dirige e coordena, de forma eficaz e eficiente, o uso dos meios para execução integral das actividades do curso, promove a qualidade elevada de ensino e aprendizagem;
- Responde pela organização, disciplina e eficácia das actividades do curso e sua interligação com outras estruturas, bem como pela formação e capacitação de docentes, investigadores e técnicos sob sua responsabilidade;
- Avalia e assegura a avaliação do desempenho dos funcionários e agentes do Estado afectos na Direcção de Curso dentro dos prazos legais;
- Cumpre e faz cumprir o Regulamento Interno e demais normas em vigor na Administração Pública;
- Realiza outras actividades de natureza e complexidade similar que lhe forem determinadas superiormente
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Endereço
SEDE: Bairro Heróis Moçambicanos, Cidade Chimoio, Provincia de Manica.
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Secretaria Geral: secretaria.geralmanica@unipungue.ac.mz
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