Muito além da sala de aula, uma instituição de ensino de qualidade é formada por diferentes agentes e processos que têm impacto direto no aprendizado dos alunos. Para garantir que todos os setores estejam alinhados, é importante entender a diferença entre gestão e administração escolar para criar uma educação cada vez melhor.
Cada setor da escola tem suas próprias necessidades que devem ser levadas em consideração para manter o funcionamento da instituição como um todo e oferecer serviços de excelência. Entender a diferença entre gestão e administração escolar ajuda o gestor a planejar e executar ações visando a melhoria constante do ensino.
O que é administração escolar?
A administração escolar é o planejamento, organização e aplicação dos recursos essenciais para o funcionamento da instituição. Assim, sua principal função é garantir o alinhamento dos diversos setores de modo que tenham as condições necessárias para alcançar os objetivos gerais da escola.
Por isso, é função da administração escolar controlar recursos como profissionais que trabalham na instituição, equipamentos e materiais necessários, recursos financeiros e o tempo de todos os envolvidos, por exemplo.
As atividades realizadas envolvem o planejamento e coordenação de estratégias administrativas, definição de orçamentos, metas e objetivos, organização e monitoramento de cronogramas e calendários, delegação de atividades, entre outros.
Assim, é responsabilidade desta área lidar com as questões técnicas e de planejamento estratégico, controlando os processos internos e externos para que as ações sejam executadas com a melhor qualidade possível.
Esse trabalho é realizado pelo diretor da escola, que tem a missão de atuar junto aos professores e alunos, além de liderar as equipes administrativas que fazem parte da instituição.
Assim, por meio da administração escolar, o diretor consegue mobilizar pais, alunos, professores, equipe pedagógica e membros da comunidade escolar para aprimorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem.
O que é gestão escolar?
Enquanto a administração é ligada à parte técnica, a gestão escolar é relacionada ao aspecto humano da escola. Por isso, é a área responsável por dar significado aos recursos e direcionar o modo como serão utilizados no dia a dia.
A gestão escolar, portanto, é voltada a incentivar a liderança, motivar a equipe para dar ênfase à qualidade do currículo e motivar a participação dos pais para garantir a qualidade do ensino.
Nesse sentido, faz parte das suas atividades orientar os colaboradores sobre sua atuação, mantê-los motivados e promover o aprimoramento e a qualificação de cada um, por exemplo.
Assim, por oferecer uma visão ampla da escola, esta área é um dos elementos mais importantes para que os setores continuem cumprindo suas metas tendo em vista os objetivos organizacionais.
As principais funções da gestão escolar são:
- Atuar de maneira ativa para garantir o acesso do aluno à escola;
- Criar medidas para assegurar a permanência de alunos e professores na instituição;
- Manter uma comunicação eficaz entre a escola e os responsáveis pelos alunos, comunidade e corpo docente;
- Realizar a adequação do conteúdo pedagógico de acordo com a realidade local;
- Organizar as disciplinas, professores, turmas e espaços para garantir a qualidade das aulas.
Com isso, é possível abordar os aspectos concretos da rotina escolar e garantir que a instituição tenha as condições necessárias para ensinar os alunos e formar cidadãos com habilidades e competências desenvolvidas.
A gestão escolar também é responsabilidade do diretor da instituição, que precisa analisar as necessidades de cada setor e levar em conta suas particularidades para criar uma relação mais harmoniosa entre todos.
Essas atividades são bastante complexas e demandam tempo e esforço dos profissionais, que podem ficar sobrecarregados com o acúmulo de funções. Para facilitar esse trabalho, é fundamental contar com tecnologia de ponta para otimizar o tempo e manter a escola organizada.
Dentre as muitas situações que podem ser apoiadas pelos recursos tecnológicos, está a grade horária de professores. Esta é uma das atividades mais complexas da administração escolar e que, quando bem resolvida impacta positivamente todo o ecossistema da instituição. Assim, é de extrema importância que o gestor moderno e competente utilize o URÂNIA no dia a dia de sua escola.
O URÂNIA é um software que resolve a elaboração do horário escolar, inclusive para o ensino híbrido, e permite que o diretor possa dedicar-se a tarefas mais estratégicas relacionadas à gestão e administração escolar.
Conheça os principais benefícios do software:
- Facilita a organização da instituição;
- Pode ser integrado a outros sistemas de gestão;
- Reduz os atritos entre diretores e professores;
- Gera um horário escolar de qualidade em menos tempo;
- Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola;
- Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC.
Agora que você já sabe qual a diferença entre gestão e administração escolar, conheça todas as funcionalidades do URÂNIA para resolver seu horário e ainda facilitar o processo de migração para o horário híbrido. Para saber mais sobre o sistema, entre em contato com nossos especialistas.
0 Comentários