A gestão escolar é a maneira de administrar a escola como um todo, ou seja, tem como intuito coordenar as habilidades, talentos e competência educacional para aprimorar o ensino. Assim, uma gestão escolar eficiente contribui para oferecer educação de qualidade aos alunos e integra a comunidade escolar.
Para isso é preciso otimizar os processos realizados diariamente e reduzir a burocracia para desenvolver o potencial de cada estudante. A gestão escolar envolve vários setores da instituição, que devem ser integrados e mantidos em sintonia para o bom funcionamento da escola.
Ao abordar as questões concretas da rotina educacional, a gestão escolar garante que a instituição tenha todos os recursos necessários para oferecer ensino de qualidade aos alunos e à comunidade escolar.
É importante ressaltar que gestão escolar é diferente de administração escolar. Enquanto a administração trata dos recursos materiais e financeiros da instituição, a gestão dá significado aos recursos e à forma como serão utilizados no processo da educação dos alunos.
Por isso, o gestor escolar deve estar atento às necessidades e particularidades de cada setor para garantir a integração e o correto desenvolvimento de todas as atividades. Dessa forma, o principal objetivo da gestão escolar é aplicar os princípios e as técnicas da área para criar uma estratégia e melhorar os processos dentro da instituição, oferecendo aperfeiçoamento constante em todos os setores.
Como desenvolver a gestão escolar na sua instituição
Por oferecer uma visão geral da instituição, a gestão escolar é um dos elementos mais importantes para que a escola possa oferecer um ensino de qualidade e com todos os setores cumprindo suas próprias metas.
Assim, pode ser feita de várias maneiras, dependendo do planejamento e dos objetivos de cada instituição, mas as duas principais formas são a gestão escolar democrática e a gestão escolar participativa.
A gestão escolar democrática tem como base a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, envolve pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e outros funcionários que fazem parte da administração da escola.
Já em uma gestão escolar participativa a comunidade participa ativamente do planejamento, da execução e da fiscalização do uso dos recursos da escola. Por meio de um conselho escolar, formado por representantes dos pais, professores, alunos, coordenadores, secretários e diretores, as decisões são tomadas de forma mais direta.
Dessa forma, para desenvolver uma gestão escolar eficiente e focada na melhora da instituição como um todo é preciso que o gestor entenda a importância de cada setor da instituição e tenha visão ampla e estratégica. Com isso é possível evitar retrabalhos, integrar os setores e reduzir os ruídos entre todos os envolvidos na comunidade escolar.
Além disso, o gestor escolar também deve atuar para integrar as pessoas e orientar as ações de melhoria em todos os setores da escola. Dessa forma, ao colocar a gestão escolar como prioridade de todos os envolvidos, a instituição aumenta sua capacidade de organização, de crescimento e de coordenação.
Como melhorar a sua gestão escolar
Uma das formas de melhorar a qualidade de ensino da instituição é criar um planejamento pedagógico eficiente e adaptado para as metas e objetivos da escola. Além disso, a automatização de alguns processos da escola ajuda a otimizar o tempo dos professores e funcionários, que podem se dedicar a outras tarefas.
Um bom plano de gestão escolar deve conter algumas informações principais:
- Análise do setor educacional;
- Análise da situação atual da escola;
- Metodologia de ensino e metas;
- Planejamento financeiro;
- Objetivos e metas do Projeto Político Pedagógico;
- Grade horária;
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