Geografia de Moçambique
Moçambique é um país da costa oriental da África Austral que tem como limites: a norte, a Tanzânia; a noroeste, o Malawi e a Zâmbia; a oeste, o Zimbábwe, a África do Sul e a Suazilândia; a sul, a África do Sul; a leste, a secção do Oceano Índico designada por Canal de Moçambique.
No Canal de Moçambique, os vizinhos são Madagáscar e as Comores (incluindo a possessão francesa de Mayotte). No Oceano Índico, para leste da grande ilha de Madagáscar, situam-se as dependências de Reunião, Juan de Nova e Ilha Europa. No Canal de Moçambique, sensivelmente a meia distância entre o continente e Madagáscar, o atol de Bassas da Índia, igualmente possessão francesa.
A capital de Moçambique é Maputo ( foi chamada por Lourenço Marques durante a dominação portuguesa).
A metade norte (a norte do rio Zambeze) é um grande planalto, com uma pequena planície costeira bordejada de recifes de coral, limitando no interior com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift. A metade sul é caracterizada por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários rios, o mais importante dos quais é o rio Limpopo.
Características Naturais
Moçambique tem um extenso litoral no Oceano Índico, com planícies que se estendem ao sul do país, na região ao norte possui áreas com planaltos e montanhas, além de ter proximidade com o a região do Rift Valley, uma área de falha na placa tectônica africana, sendo um país suscetível a atividades tectônicas.
Possui como rio mais importante o Zambeze que separa a parte norte da sul do país, formando duas regiões.
Seu clima é tropical com uma estação seca e outra chuvosa ao longo do ano, por esse fator sua vegetação não é densa, concentrando árvores de alto e médio porte na área ao norte e vegetação gramíneas e campos arbustivos ao sul do país, além de manguezais próximos a costa índica.
Formação Histórica
No processo de formação de Moçambique os povos Bantos foram os principais que ocuparam o território a partir do século III, posteriormente povos árabes também ocuparam aquele espaço fundando áreas comerciais.
No período das Grandes Navegações no século XV os portugueses chegaram ao país e se instalaram mas não o colonizaram inicialmente, apenas capturavam pessoas no interior do território para comercializá-las como escravas no continente americano. Apenas no século XX foi iniciado um processo de colonização de exploração, no qual se utiliza o território para retirar seus bens naturais como minérios e produtos de origem animal e vegetal.
Grupos rebeldes se formaram ao longo do tempo em busca da independência do país, em 1964 se formou o grupo Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), porém só em 1975, com o fim da ditadura salazarista em Portugal em 1974, que Moçambique consegue sua independência. Nesse processo de independência o nome de sua capital é modificado, até então era conhecida por Lourenço Marques e posteriormente passa a ser conhecida por Maputo.
O grupo Frelimo assume o governo do país, porém outro grupo rebelde a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) se posiciona como oposição ao governo e se inicia uma guerra civil no país que dura até 1992. Sua primeira eleição democrática ocorreu em 1994 e um período de paz, porém com tensão permanece no país.
Devido a guerra civil e anos de exploração portuguesa o país apresenta uma economia abalada, que nos últimos anos de paz os governos tentam reerguer.
Leia também:
Bibliografia:
https://paises.ibge.gov.br/#/dados/mocambique
https://escola.britannica.com.br/artigo/Mo%C3%A7ambique/481978
0 Comentários