Confira quais são as matérias de Medicina!
Médicos salvam vidas e contribuem para a manutenção da saúde das pessoas, colaborando para uma população mais saudável, com uma expectativa de vida maior e com mais qualidade.
O curso de Medicina é um dos mais concorridos, tanto nas universidades públicas quanto nas particulares. Se esse é mesmo o seu sonho, saiba que a dedicação contínua aos estudos, concentração e empenho vão permitir que você conquiste sua vaga. O investimento vai valer a pena!
Preparamos o guia a seguir com tudo o que se estuda em Medicina e como é a estrutura geral do curso. Além disso, indicamos algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem a graduação. Vamos lá?
Sobre o curso de Medicina
O curso de Medicina é um bacharelado com duração de seis anos, geralmente oferecido em período integral.
Durante os primeiros anos, o aluno estuda disciplinas básicas, como Anatomia e Bioquímica. Embora algumas instituições de ensino já apresentem matérias práticas logo no início do curso, os estudantes de Medicina só têm contato com pacientes a partir do terceiro ano.
Na área da Medicina, o estágio é obrigatório e se chama internato. Deve ser realizado por um período de quatro semestres, no quinto e no sexto ano da graduação. A partir de 2014, com as mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos nacionais, uma parte (30%) da carga horária dedicada ao estágio deve ser cumprida no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para obter o diploma. Ele pode ser feito em forma de monografia ou de artigo científico.
Ao terminar o curso de Medicina, recebe-se o título de Clínico Geral. Para exercer a profissão, é obrigatório obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu estado.
Caso queria se especializar em alguma área, o médico deverá realizar a residência, que tem duração mínima de dois anos e pode chegar a cinco. Algumas especializações são:
- Anestesiologia
- Angiologia e Cirurgia Vascular
- Cardiologia
- Endocrinologia
- Geriatria
- Ginecologia
- Homeopatia
- Imunologia
- Mastologia
- Medicina Legal e Perícia Médica
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pneumologia
- Urologia
Ao final da residência, o aluno presta um exame. Caso seja aprovado, recebe o título de especialista e está apto a exercer a função.
Matérias do curso de Medicina
Confira abaixo a relação de disciplinas geralmente encontradas durante o curso de Medicina. Lembramos que a nomenclatura das matérias pode variar de acordo com a faculdade, bem como a ordem em que elas são apresentadas aos alunos.
- Acupuntura
- Anatomia Humana Prática com Dissecação
- Anatomia
- Anestesiologia
- Angiologia
- Bioestatística
- Biologia Celular
- Bioquímica
- Cirurgia Cardiovascular
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Vascular
- Dermatologia
- Embriologia
- Esplancnologia
- Ética Médica
- Farmacologia
- Farmacologia Cardiovascular e Respiratória
- Farmacologia das Doenças Microbianas
- Fisiologia
- Gastroenterologia
- Genética
- Genética e Evolução
- Histologia
- Imunologia
- Infectologia
- Laboratório Clínico
- Microbiologia
- Neuroanatomia
- Neurocirurgia
- Neuropsicofarmacologia
- Ortopedia
- Pediatria
- Pediatria Clínica
- Parasitologia Humana
- Patologia Médica Molecular
- Psiquiatria
- Saúde Mental
- Toxicologia
- Trauma
- Urgência e Emergência em Pediatria
- Urologia
Vamos ver o conteúdo de algumas matérias de Medicina?
Confira a seguir o que se estuda em algumas das principais disciplinas do curso de Medicina:
Angiologia: Engloba doenças vasculares, como varizes e trombose, e ensina a maneira mais adequada de fazer o diagnóstico e o tratamento.
Anatomia: Estuda as partes do corpo humano e seu funcionamento como um todo. A matéria também tem a parte prática, com dissecação de cadáveres.
Anestesiologia: Como realizar o procedimento de anestesia em cirurgias. Envolve desde o preparo do paciente até o diagnóstico e tratamento de complicações pós-operatórias.
Biologia Celular: Analisa as células do corpo humano, suas estruturas e atividades no organismo.
Cardiologia: Dá a base teórica sobre as principais doenças cardiovasculares para o diagnóstico de enfermidades e planejamento do tratamento.
Cirurgia Cardiovascular: Ensina as técnicas e procedimentos mais modernos para a realização de cirurgias cardíacas.
Cirurgia do Aparelho Digestivo: A disciplina explica as principais enfermidades do sistema digestório e como interferir cirurgicamente para tratá-las.
Cirurgia Plástica: Aprofundamento teórico sobre os princípios da Cirurgia Plástica, cicatrização e diferentes tipos de intervenção cirúrgica.
Dermatologia: Ensina como são diagnosticadas e tratadas as principais enfermidades e lesões na pele humana.
Embriologia: Tem o feto como objeto de estudo, tratando desde malformações até o desenvolvimento embrionário durante o período de gestação.
Esplancnologia: Estuda as vísceras torácicas, abdominais e pélvicas.
Ética Médica: Apresenta os fundamentos morais e legais do exercício da Medicina, os princípios estabelecidos no Código de Ética e as variantes que interferem na prática médica.
Farmacologia Cardiovascular e Respiratória: Ensina a diagnosticar e a encontrar o medicamento correto para as enfermidades do coração e do sistema respiratório.
Gastroenterologia: Como tratar e prevenir doenças do aparelho digestório.
Genética: Envolve os fundamentos da genética humana.
Histologia: Discorre sobre os tecidos e órgãos do corpo humano.
Imunologia: Estudo das funções do sistema imunológico, que defende o organismo de doenças.
Infectologia: Estuda as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários, bem como as formas de prevenção e tratamento.
Laboratório Clínico: Ensina a analisar em laboratório materiais orgânicos, como urina e sangue.
Neurocirurgia: Como intervir cirurgicamente no cérebro humano para tratar tumores, inflamações, aneurismas, etc.
Neurologia: Como diagnosticar e tratar as principais doenças do sistema nervoso.
Ortopedia: Como diagnosticar e tratar problemas nos ossos e nos músculos.
Parasitologia Humana: A disciplina ensina a diagnosticar e a tratar doenças causadas por parasitas, bem como formas de erradicação e controle desses males.
Pediatria Clínica: Proporciona as ferramentas necessárias para que o profissional saiba diagnosticar e tratar as principais patologias e necessidades de crianças e adolescentes.
Psiquiatria: Ensina a reconhecer os principais transtornos mentais e a como intervir terapeuticamente para tratá-los.
Oftalmologia: Disciplina que prepara o aluno para tratar de patologias relacionadas aos olhos e à visão.
Toxicologia: Aborda desde as reações adversas causadas por medicamentos até a intoxicação por abuso de drogas ? passando também por envenenamento, como tratar pessoas que foram picadas por animais peçonhentos ou tiveram contato com plantas tóxicas.
Onde estudar Medicina
Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Medicina. Em todas elas você vai encontrar facilidades como ProUni, FIES, descontos, convênios, bolsas e parcelamentos.
0 Comentários