Introdução aos Estudos Literários I
Código: | FLUP0697 | Sigla: | IEL1EI |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Instituição Responsável: | Faculdade de Letras |
Ciclos de Estudo /Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
EA | 5 | Plano Oficial - LEA | 1 | 2,5 | 5 | - | |
EIA | 21 | Plano Oficial - LEIA | 1 | 2,5 | 5 | - |
Docência - Horas
Teórica: | 2,00 |
Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Teresa Vilela Martins de Oliveira Soares | 2,00 | ||
Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Teresa Vilela Martins de Oliveira Soares | 2,00 |
Objetivos
É objectivo desta disciplina, de carácter propedêutico, preparar os alunos para o estudo das literaturas, por um lado fornecendo-lhes instrumentos de análise prática e por outro desenvolvendo a sua consciência sobre o funcionamento do texto. O aluno deve também aprender a encarar o texto literário e suas abordagens como historicamente determinados, desenvolver competências críticas através do conhecimento de diferentes modelos analíticos e ainda adquirir e desenvolver um discurso teórico-crítico adequado. Por fim, procurar-se-á estimular a capacidade e o prazer da leitura.Programa
0. Contextualização da disciplina no âmbito dos estudos literários e a sua relação de complementaridade com outras cadeiras de literatura. Análise dos objectivos do programa.1. O conceito de literatura
1.1. Génese e evolução do conceito
1.2. Da literatura à literariedade
2. O paradigma semiótico e o texto literário
2.1. A referência e o contexto
2.2. O sentido do texto: da estabilidade à indeterminação
2.3. O autor: da entronização ao descrédito
2.4. O leitor entre consequência e condição da obra
3. Os modos e os géneros literários
3.1. Os conceitos e a sua evolução histórica
3.2. O modo narrativo
3.2.1. Conceitos fundamentais
3.2.2. Análise do texto narrativo
3.3. O modo lírico
3.3.1. Conceitos fundamentais
3.3.2. Análise do texto lírico
3.3.3. Géneros e subgéneros líricos
3.3.4. O modo dramático
3.3.5. Conceitos fundamentais
3.3.6. Análise do texto dramático
3.3.7. Géneros e subgéneros dramáticos
Bibliografia Principal
Andreotti, Mario, Die Struktur der modernen Literatur, Bern e. o. , Haupt, 2000 [1983].Andreotti, Mario, Traditionelles und modernes Drama, Bern e. o., Haupt, 1996.
Angenot, Marc et alii (dir.), Teoria Literária, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995 (Trad. de Ana Luísa Faria e Miguel Serras Pereira).
Bal, Mieke, Narratology: Introduction to Theory of Narrative, Toronto, University of Toronto Press, 1985 (Trad. de Christine Van Boheemen).
Booth, W.C. , The Rhetoric of Fiction, Harmonsworth, 1991.
Cohn, Dorrit, Transparent Minds. Narrative Modes for Presenting Consciousness in Fiction, Princeton, Princeton University Press, 1978
Dällenbach, Lucien, Le récit speculair, Paris, Édition du Seuil, 1976. Genette, Gérard, Discurso da Narrativa, Lisboa, Vega, 1995.
.
Bibliografia Complementar
A bibliografia complementar (textos teóricos e críticos) será distribuída ao longo do semestreMétodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aplicar-se-á um método ecléctico composto tanto por aulas teóricas de orientação tendencialmente magistral, como por aulas de pendor mais teórico-prático e prático, em que o aluno será instado a uma participação activa.Software
Não se aplica.Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Avaliação contínua: 75% de presenças.Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100%.ou
Avaliação contínua: dois testes escritos, cada um com o peso relativo de um terço da classificação final; um sexto da classificação: participação activa nas aulas e um sexto: pequenos trabalhos de síntese a serem ou não apresentados em aula.
0 Comentários