Qual a função do RH?
A área de Recursos Humanos é essencialmente de serviços. Suas funções variam de acordo com o tipo de organização a que pertencem, sempre visando a integração eficaz de todos os departamentos em busca dos melhores resultados. Entre suas funções essenciais, podemos destacar:
ajudar e fornecer serviços para a organização, seus líderes, gerentes e funcionários;
descrever as responsabilidades que definem cada cargo e as qualidades que a pessoa que o ocupa deve ter;
avaliar o desempenho da equipe e promover o desenvolvimento da liderança;
recrutar o pessoal certo para cada posição;
treinar e desenvolver programas, cursos e qualquer atividade em função da melhoria do conhecimento do pessoal;
proporcionar ajuda psicológica aos seus funcionários, a fim de manter a harmonia entre eles — além de encontrar uma solução para os problemas que surgem no dia a dia;
estabelecer e controlar os benefícios dos funcionários;
distribuir as políticas e os procedimentos da empresa, novos ou revisados, para todos os funcionários, por meio de boletins informativos, reuniões, memorandos ou contatos pessoais;
cuidar da segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores;
garantir a diversidade no local de trabalho — isso permite que a empresa tenha sucesso em diferentes mercados nacionais e globais.
Quais são os setores do RH?
O Departamento de Recursos Humanos é subdividido em vários setores. Cada um deles é responsável por parte importante da organização e deve ser gerido com dedicação e eficiência para que os objetivos finais sejam alcançados. Conheça-os.
1. Departamento pessoal
Esse é o setor responsável pelas rotinas burocráticas do RH. O departamento pessoal cuida de toda a documentação dos processos e garante que as leis trabalhistas sejam cumpridas pela organização.
2. Recrutamento
O setor de recrutamento é responsável por formar as equipes de trabalho, divulgando vagas e fazendo o planejamento e a gestão de todo o processo de seleção, até o momento da contratação.
3. Remuneração
Cada cargo de uma empresa tem uma remuneração específica, de acordo com suas responsabilidades e tarefas. O RH define as atribuições de cada cargo, criando um sistema de remuneração justo para eles.
4. Segurança do trabalho
A segurança do trabalho é um dos setores mais importantes, e tem como objetivo garantir condições de trabalho seguras, reduzindo riscos de acidentes e adoecimento dos colaboradores.
5. Benefícios
Além do salário predeterminado para cada trabalhador, os Recursos Humanos também devem garantir o recebimento dos benefícios de cada um deles. Alguns exemplos são:
- vale-transporte;
- vale-refeição;
- convênio de saúde;
- entre outros.
O que é preciso para ser um profissional de RH?
Você certamente entende a necessidade de contar com profissionais de Recursos Humanos competentes para o setor. Seu time de talentos é um fator diretamente relacionado aos resultados que o setor vai produzir.
O desempenho da equipe também vai influenciar em como o setor de Recursos Humanos é visto pelo resto da empresa — ou seja: quanto mais eficiente for o time, mais legitimado o trabalho do setor será.
Você sabe exatamente quais são as competências necessárias que esse profissional precisa ter? A seguir vamos abordar esse assunto, dividindo as competências em hard skills e soft skills.
Hard skills
Esse termo é usado para se referir às competências técnicas dos profissionais. São conhecimentos adquiridos por meio de cursos, treinamentos e especializações.
Eles são indispensáveis para que o indivíduo entenda a melhor forma de trabalhar para garantir resultados. Afinal, ele vai aplicar à rotina de RH tudo o que estudou.
Uma boa gestão de Recursos Humanos pode impulsionar profissionais que já têm algumas hard skills, oferecendo treinamentos e cursos para aprimoramento e crescimento.
Entre as hard skills mais requisitadas para profissionais de Recursos Humanos, estão:
- graduação em Recursos Humanos ou administração;
- especialização em RH;
- treinamentos na área de recrutamento e seleção;
- conhecimentos no manuseio de ferramentas tecnológicas como sistemas de gestão de Recursos Humanos ou softwares inteligentes como o People Analytics;
- conhecimento no manuseio de job boards;
- conhecimento em Big Data;
- proficiência em língua estrangeira.
Soft skills
Apesar de ser impossível deixar de lado as hard skills no momento de uma contratação, é fundamental buscar um perfil que alinhe as habilidades técnicas às subjetivas.
As soft skills são competências intrínsecas à personalidade de um profissional. É claro que elas também podem ser desenvolvidas, mas é interessante buscar pessoas que já tenham em si uma base dessas competências.
Veja quais são algumas soft skills que farão seu time de talentos ser mais engajado e produtivo:
- flexibilidade;
- boa comunicação;
- habilidade de trabalhar em equipe;
- liderança;
- ética;
- empatia;
- valores alinhados aos da empresa;
- mindset digital;
- mentalidade corporativa.
0 Comentários