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Função do RH?

 

Qual a função do RH?






A área de Recursos Humanos é essencialmente de serviços. Suas funções variam de acordo com o tipo de organização a que pertencem, sempre visando a integração eficaz de todos os departamentos em busca dos melhores resultados. Entre suas funções essenciais, podemos destacar:

  • ajudar e fornecer serviços para a organização, seus líderes, gerentes e funcionários;

  • descrever as responsabilidades que definem cada cargo e as qualidades que a pessoa que o ocupa deve ter;

  • avaliar o desempenho da equipe e promover o desenvolvimento da liderança;

  • recrutar o pessoal certo para cada posição;

  • treinar e desenvolver programas, cursos e qualquer atividade em função da melhoria do conhecimento do pessoal;

  • proporcionar ajuda psicológica aos seus funcionários, a fim de manter a harmonia entre eles — além de encontrar uma solução para os problemas que surgem no dia a dia;

  • estabelecer e controlar os benefícios dos funcionários;

  • distribuir as políticas e os procedimentos da empresa, novos ou revisados, para todos os funcionários, por meio de boletins informativos, reuniões, memorandos ou contatos pessoais;

  • cuidar da segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores;

  • garantir a diversidade no local de trabalho — isso permite que a empresa tenha sucesso em diferentes mercados nacionais e globais.

Quais são os setores do RH?

O Departamento de Recursos Humanos é subdividido em vários setores. Cada um deles é responsável por parte importante da organização e deve ser gerido com dedicação e eficiência para que os objetivos finais sejam alcançados. Conheça-os.

1. Departamento pessoal

Esse é o setor responsável pelas rotinas burocráticas do RH. O departamento pessoal cuida de toda a documentação dos processos e garante que as leis trabalhistas sejam cumpridas pela organização.

2. Recrutamento

O setor de recrutamento é responsável por formar as equipes de trabalho, divulgando vagas e fazendo o planejamento e a gestão de todo o processo de seleção, até o momento da contratação.

3. Remuneração

Cada cargo de uma empresa tem uma remuneração específica, de acordo com suas responsabilidades e tarefas. O RH define as atribuições de cada cargo, criando um sistema de remuneração justo para eles.

4. Segurança do trabalho

A segurança do trabalho é um dos setores mais importantes, e tem como objetivo garantir condições de trabalho seguras, reduzindo riscos de acidentes e adoecimento dos colaboradores.

5. Benefícios

Além do salário predeterminado para cada trabalhador, os Recursos Humanos também devem garantir o recebimento dos benefícios de cada um deles. Alguns exemplos são:

  • vale-transporte;
  • vale-refeição;
  • convênio de saúde;
  • entre outros.

O que é preciso para ser um profissional de RH?

Você certamente entende a necessidade de contar com profissionais de Recursos Humanos competentes para o setor. Seu time de talentos é um fator diretamente relacionado aos resultados que o setor vai produzir.

O desempenho da equipe também vai influenciar em como o setor de Recursos Humanos é visto pelo resto da empresa — ou seja: quanto mais eficiente for o time, mais legitimado o trabalho do setor será.

Você sabe exatamente quais são as competências necessárias que esse profissional precisa ter? A seguir vamos abordar esse assunto, dividindo as competências em hard skills e soft skills.

Hard skills

Esse termo é usado para se referir às competências técnicas dos profissionais. São conhecimentos adquiridos por meio de cursos, treinamentos e especializações.

Eles são indispensáveis para que o indivíduo entenda a melhor forma de trabalhar para garantir resultados. Afinal, ele vai aplicar à rotina de RH tudo o que estudou.

Uma boa gestão de Recursos Humanos pode impulsionar profissionais que já têm algumas hard skills, oferecendo treinamentos e cursos para aprimoramento e crescimento.

Entre as hard skills mais requisitadas para profissionais de Recursos Humanos, estão:

  • graduação em Recursos Humanos ou administração;
  • especialização em RH;
  • treinamentos na área de recrutamento e seleção;
  • conhecimentos no manuseio de ferramentas tecnológicas como sistemas de gestão de Recursos Humanos ou softwares inteligentes como o People Analytics;
  • conhecimento no manuseio de job boards;
  • conhecimento em Big Data;
  • proficiência em língua estrangeira.

Soft skills

Apesar de ser impossível deixar de lado as hard skills no momento de uma contratação, é fundamental buscar um perfil que alinhe as habilidades técnicas às subjetivas.

As soft skills são competências intrínsecas à personalidade de um profissional. É claro que elas também podem ser desenvolvidas, mas é interessante buscar pessoas que já tenham em si uma base dessas competências.

Veja quais são algumas soft skills que farão seu time de talentos ser mais engajado e produtivo:

  • flexibilidade;
  • boa comunicação;
  • habilidade de trabalhar em equipe;
  • liderança;
  • ética;
  • empatia;
  • valores alinhados aos da empresa;
  • mindset digital;
  • mentalidade corporativa.

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