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Tecnologia de Informação e Comunicação

 



 



Introdução

 

O presente trabalho, é referente ao trabalho de campo da disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação do 1º ano curso de Licenciatura em Direito no Instituto  superior de Ciências e Educação à Distância (ISCED) .

No mesmo faz-se um uma abordagem em torno do programa Microsoft Office, desdobrando-se sobre a origem, os  aplicativos que fazem do conjunto, as instruções de instalação e operacionalização dos  principais. Também apresenta-se o quadro das versões actualizadas dos aplicativos do programa.

 No fim apresento uma conclusão sobre o pertinência do conteúdo e da disciplina no curso em que estou a frequentar nesta instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema:  MICROSOFT OFICCE

Segundo o Wikipédia,  O Microsoft Office, ou simplesmente Office, é um pacote de aplicativos para escritório e serviços, desenvolvido pela Microsoft. Contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica, cliente de e-mails, entre outros.

Foi anunciado pela primeira vez por Bill Gates em 1° de agosto de 1988 na Comdex, em Las Vegas. Sua primeira versão continha os aplicativos Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint. Ao longo dos anos, os aplicativos Office receberam recursos compartilhados, como um corretor ortográfico único, entre outros.

Programas do Microsoft Oficce

Microsoft Excel - faz parte do pacote Microsoft Office da Microsoft e atualmente é o programa de folha de cálculo mais popular do mercado. As planilhas eletrônicas agilizam muito todas as tarefas que envolvem cálculos e segundo estudos efetuados, são os aplicativos mais utilizados nos escritórios do mundo inteiro.

Microsoft PowerPoint - é uma aplicação que permite o design de apresentações para empresas, apresentações escolares..., sejam estas texto ou gráficas. Tem um vasto conjunto de ferramentas, nomeadamente a inserção de som, imagens, efeitos automáticos e formatação de vários elementos.

Microsoft Acess -  é um dos programas de bancos de dados mais usados no mercado. Muito útil para uso geral, não é, porém, recomendado para bancos de dados de grande porte, pois sobrecarrega o sistema devido ao alto tráfego de informações na rede. Não tem versão para Mac OS X.

Microsoft InfoPath - é um aplicativo da Microsoft utilizado para desenvolver dados no formato XML. Ele padroniza os vários tipos de formulários, o que ajuda a reduzir os custos do desenvolvimento personalizado de cada empresa.

Microsoft Onenote - habitualmente referido como Microsoft OneNote, é uma ferramenta para anotações, coleta de informações e colaboração multi-usuário desenvolvida pela Microsoft.

Microsoft Outlook - é um programa que faz parte do Microsoft Office e é utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de e-mail, agenda e outras informações, como histórico dos documentos eletrônicos utilizados.

Microsoft Publisher - é o programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação eletrônica, como elaboração de layouts com texto, gráficos, fotografias e outros elementos.

Microsoft SharePoint-  O Microsoft SharePoint Workspace, anteriormente chamado de Microsoft Grove, constitui-se em um programa de colaboração que coordena equipes de trabalho em atividade em um projeto, permitindo-lhes compartilhar informações em qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, o software pretende economizar tempo, aumentar a produtividade e a qualidade.

Microsoft Word  - é um processador de texto do Microsoft Office, sendo o paradigma atual de textos. Facilita a criação, o compartilhamento e a leitura de documentos. Desde a versão 2.0 (1992) já se apresentava como um poderoso editor de textos que permitia tarefas avançadas de automação de escritório. Com o passar do tempo, se desenvolveu rapidamente e, atualmente, é o editor mais utilizado pelas grandes empresas e por outros usuários

Segundo o ISCED-(2019:82) as versões do Microsoft Office Word são 15 como ilustra a tabela abaixo.

Ano

Nome

Versão

Notas

1989

Word for windows 1.0

-

Apelidado de Bill the Cat

1990

Word  for windows 1.1

1.1

Para Windows 3.1

1990

Word  for windows 1.1a

1.1a

Apelidado Spaceman Spiff

 

 

 

1991

 

 

 

Word for windows 2.0

 

 

 

2.0

Apelidado T3 ( renumerado para 6 para igualar a versão do DOS, Macintosh e também wordperfect, o pricipal competidor no mercado de editor de textos da época; também a versão 32-bit do windows NT apenas)

1993

Word for windows

6.0

Incluido no Microsoft office 95.

1995

Word 95

7.0

Incluido no Microsoft Office 97

1997

Word 97

8.0

Vendido apenas como parte do Microsoft Office 97

1998

Word 98

8.5

Incluido no Microsoft Office 2000

1999

Word 2000

9.0

Incluido no  Microsoft Office 2000

2001

Word 2002

10.0

Incluido no Microsoft oficce 2003

2003

Office word 2003

11.0

Incluido no Microsoft office 2007; lançamento empresarial em 30 de Novembro de 2006; para consumidores em 30 de Jnaeiro de 2007.

2006

Office word 2007

12.0

Incluindo no Microsoft office 2010

2010

Word 2010

14.0

Incluido no Microsoft office 2013.

2013

Word 2013

15.0

Incluido no Microsoft office 2016

2015

Word 2016

16.0

Apelidado de Bill the Cat.

 

 

                                 Programas do Microsoft e suas versões actuais

Logotipo

Nome

Versão actual

Acess

16.0

 

Excel

16.0

 

InfoPath

16.0

 

One Note

16.0

 

Outlook

16.0

 

Power Point

16.0

 

Publisher

16.0

 

Share Point

16.0

 

Microsoft Word

16.0

 

 

 

 

 

 

 

Versões disponíveis do Microsoft Ofice para o Windows

Versão

Fim do suporte inicial

Fim do suporte estendido

Office 4.0

Desconhecido

Desconhecido

Office 4.2

Desconhecido

Desconhecido

Office 4.3

Desconhecido

Desconhecido

Office 4.5

Desconhecido

Desconhecido

Office 95

Desconhecido

Desconhecido

Office 97

31 de Agosto de 2001

28 de Fevereiro de 2002

Office 2000

30 de Junho de 2004

14 de Julho de 2009

Office XP

11 de Julho de 2006

12 de Julho de 2011

Office 2003

14 de Abril de 2009

8 de Abril de 2014

Office Web Apps

julho de 2010

Mudança de nome

Office 365

junho de 2011

Ativo

Office Online

fevereiro de 2014

Ativo

Office 2007

13 de Outubro de 2015

13 de Outubro de 2020

Office 2010

13 de Outubro de 2015

13 de Outubro de 2020

Office 2013

10 de Abril de 2018

11 de Abril de 2023

Office 2016

13 de Outubro de 2020

14 de Outubro de 2025

Office 2019

Ativo

Ativo

 

Ciclo de vida das versões

Em 03 de fevereiro de 1989 , a Microsoft instituiu uma política de ciclo de vida de suporte a seus produtos.  Ao serem lançados, os produtos seguiam um ciclo de suporte nos quais recebiam atualizações de segurança e melhorias gerais. A partir do lançamento o produto possuia suporte inicial de cinco anos, passado este período o produto entrava na fase de suporte estendido no qual terminará cinco anos após o fim do suporte inicial.

Operacionalização e instalação dos Programas de Ofice.

1.1. Exigências de Hardware e Software

Para instalação e uso Word 2007 são necessários os seguintes componentes:

• Processador de 500 megahertz (MHz) ou superior;

• Sistema operacional: Microsoft Windows XP SP2, ou Microsoft Windows Server

2003 ou Microsoft Windows Vista2

• 256 megabytes de memória RAM;

• 1 GB de espaço disponível em disco rígido;

• Drive de DVD;

• Um monitor SVGA, com resolução mínima de 800 x 600. Recomendamos 1024 x 768

ou superior;

• Um mouse da Microsoft ou compatível;

• Conexão de banda larga, 128 Kbps ou maior, para download e ativação de produtos

 

1.2. A Instalação de Word

1. Inicie Windows.

2. Coloque o DVD de instalação na unidade de DVD.

3. Clique no botão “Iniciar”.

4. No menu “Iniciar”, clique no comando“Executar”. Será aberta a caixa de

diálogo “Executar”, exibida na Figura 1.

5. Na caixa de texto “Executar” digite o caminho do arquivo de instalação. Se

não souber o caminho, clique no botão“Procurar”.

6. Clique no botão “OK”. Figura 1 – Caixa de diálogo“Executar”

7. Digite a chave do produto e aceite os termos da licença.

8. Siga as instruções de instalação de Word.

9. Defina um ícone de atalho para ser exibido na sua área de trabalho.

Fig.1

1.3 A Iniciação de Word

Word é abeto de dentro do Windows. Ao carregar Windows, os ícones de atalho que você definiu na área de trabalho estarão dispostos na tela. Pode usar o atalho ou procurar o programa no menu “Iniciar” do Windows

Para carregar Word através de um atalho:

1. Dê um duplo-clique sobre o ícone do atalho,                                           

Figura 2, na sua área de trabalho.

Figura 2 – Atalho de Word

Para carregar Word através do menu “Iniciar”:

1. No menu “Iniciar”, clique no comando “Todos os programas”.

2. Clique no comando “Microsoft Office”, exibido na lateral esquerda do menu.

3. Clique no comando “Microsoft Office Word 2007”, exibido na lateral direita do

menu.

Fig:2 Iniciação do Word.

1.4. A Janela de Abertura

Os componentes básicos apresentados na abertura do programa são:

1. Botão do Office – Substitui o menu “Arquivo” das versões anteriores e está localizado no canto superior esquerdo do programa.

2. Barra de ferramentas de acesso rápido – É personalizável e contém um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento.

3. Faixa de Opções – A “Faixa de Opções” substitui os menus e a barra de ferramentas  das versões anteriores. Os comandos são organizados em grupos lógicos, reunidos em guias. Cada guia está relacionada a um tipo de atividade como gravação ou disposição de uma página.

Figura:3 Janela de abertura do Word

4. Réguas – horizontal e vertical; através delas é possível fazer modificações rápidas no

visual.

5. Área de textos – Local onde são exibidos os textos.

6. Ponto de inserção – Define o local onde serão inseridos os caracteres.

7. Barra de status – Exibe informações sobre o documento ativo.

8. Barra de título – Apresenta o nome do documento ativo e “Microsoft Word”.

9. Barras de rolagem – Horizontal e vertical; ajudam a exibir outras páginas.

10. Opções de exibição de página – Permite alternar entre os diversos modos de exibição de página.

11. Controle de Zoom – para ampliar, para obter uma exibição mais detalhada do seu documento, ou reduzir, para ver a página com um tamanho mais reduzido.

2- Como usar o Power Point?

Agora que você já sabe para que serve e quais são suas principais características e funções, listamos um passo a passo detalhado de como usar o Power Point, destinado a qualquer pessoa que queira começar a fazer uma apresentação. 

  1. Escolha o tema: abra o programa e clique em “nova apresentação”, em seguida, escolha o tema de sua preferência, nesse momento escolha a variação de cores desejada (há a opção de slide em branco, para completa customização); 

 

 

  1. Insira um novo slide: na página inicial, clique em “novo slide”; 

  1. Insira as informações que você deseja em cada um dos slides

  1. Formate seu texto: clique na escrita, em seguida, na página inicial escolha o modelo e tamanho da fonte;
  2. Adicione imagens ou outras mídias: no canto superior, vá em “inserir” e escolha o elemento que você deseja, pode ser imagem, imagem online, formas, gráficos e etc;

6.      Adicione anotações: isso pode te ajudar no momento das apresentações, no canto inferior direito, clique em anotações, uma caixa de texto irá aparecer embaixo do slide. Essas anotações não aparecem nos slides.

 

7.      Salve sua apresentação: vá na guia “arquivo”, em seguida, clique em “salvar”, dê um título à sua apresentação e conclua a acção.

8.      Apresente: para apresentar, você pode clicar em fazer apresentação (ao lado do zoom), ou simplesmente clicar em “f5” no seu teclado.

 

 

Fazendo uma reflexão em torno dos aplicativos apresentados que fazem parte do Microsoft Office, o word, Excel e o Power Point por sinal os mais antigos são os mais utilizados até aos dias actuais mesmo passando quase duas decádas desde a sua introdução, acredita-se que seja pela grande utilidade e popularidade que os mesmos ganharam na vida dos usuários desde os básicos aos avançados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

 

A realização deste trabalho da discplina de Tecnologia de informação e comunicação sobre o Microsoft Oficce levou-me a comprender que este aplicativo é uma das principais ferramentas usadas nos computadores presente desde a quarta geração na evolução deste meio digital..

O Micorsoft Oficce é acompanhado por 9 nove aplicativos que tornam eficientes a realização de várias tarefas nos diferentes campos, desde o profissional, académico, entretenimento e outros. Também compreende-se que os aplicitavos deste programa associam a eficiência a flexibilidade com que se podem executar multiplas tarefas.

No trabalho também ficou explicito que as versões do aplicativo tem em média a validade oficial de 5 anos, sendo que fora deste período há riscos do mesmo não operar eficazmente, sendo recomendado aos usuários a utilização de programas actualizados e certificados, cuja a sua instalação é bastante simplificada por meio de guias ou instruções objectivas.

Para mim como estudante do ensino superior é importante aprender está disciplina e estes conteúdos por forma a facilitar-me o acesso, aprofundamento e expansão das informações das mais diversas áreas concorrendo para o alcance do perfil ou atitude do estudante deste nível sobre no campo de aprender, pesquisar e expansão do conhecimento.

Quanto ao curso que estou a frequentar os conhecimentos adquiridos ao abordar sobre este tema são pertinentes na medida em que por meio da exploração das várias funcionalidades  do Microsoft Oficce para aceder, armazenar e partilhar informações, documentos oficiais e de mais instrumentos de forma racional e eficiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office

ISCED-Manual de Tecnologias de informação e comunicação-Beira 2019.


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