Introdução
O
presente trabalho, é referente ao trabalho de campo da disciplina de Tecnologia
de Informação e Comunicação do 1º ano curso de Licenciatura em Direito no
Instituto superior de Ciências e
Educação à Distância (ISCED) .
No
mesmo faz-se um uma abordagem em torno do programa Microsoft Office,
desdobrando-se sobre a origem, os
aplicativos que fazem do conjunto, as instruções de instalação e
operacionalização dos principais. Também
apresenta-se o quadro das versões actualizadas dos aplicativos do programa.
No fim apresento uma conclusão sobre o
pertinência do conteúdo e da disciplina no curso em que estou a frequentar
nesta instituição.
Tema:
MICROSOFT
OFICCE
Segundo
o Wikipédia, O Microsoft Office, ou simplesmente Office, é um pacote de
aplicativos para escritório e serviços, desenvolvido pela Microsoft. Contém
programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados,
apresentação gráfica, cliente de e-mails, entre outros.
Foi
anunciado pela primeira vez por Bill Gates em 1° de agosto de 1988 na Comdex,
em Las Vegas. Sua primeira versão continha os aplicativos Microsoft Word,
Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint. Ao longo dos anos, os aplicativos
Office receberam recursos compartilhados, como um corretor ortográfico único,
entre outros.
Programas do Microsoft Oficce
Microsoft Excel
Microsoft PowerPoint
Microsoft Acess
Microsoft InfoPath
Microsoft Onenote
Microsoft Outlook
Microsoft Publisher
Microsoft
SharePoint-
Microsoft
Word
Segundo o ISCED-(2019:82) as
versões do Microsoft Office Word são 15 como ilustra a tabela abaixo.
Ano |
Nome |
Versão |
Notas |
1989 |
Word for windows 1.0 |
- |
Apelidado de Bill the Cat |
1990 |
Word for windows 1.1 |
1.1 |
Para Windows 3.1 |
1990 |
Word for windows 1.1a |
1.1a |
Apelidado Spaceman Spiff |
1991 |
Word for windows 2.0 |
2.0 |
Apelidado T3 ( renumerado para 6 para igualar a versão do DOS, Macintosh
e também wordperfect, o pricipal competidor no mercado de editor de textos da
época; também a versão 32-bit do windows NT apenas) |
1993 |
Word for windows |
6.0 |
Incluido no Microsoft office 95. |
1995 |
Word 95 |
7.0 |
Incluido no Microsoft Office 97 |
1997 |
Word 97 |
8.0 |
Vendido apenas como parte do Microsoft Office 97 |
1998 |
Word 98 |
8.5 |
Incluido no Microsoft Office 2000 |
1999 |
Word 2000 |
9.0 |
Incluido no Microsoft Office 2000 |
2001 |
Word 2002 |
10.0 |
Incluido no Microsoft oficce 2003 |
2003 |
Office word 2003 |
11.0 |
Incluido no Microsoft office 2007; lançamento empresarial em 30 de
Novembro de 2006; para consumidores em 30 de Jnaeiro de 2007. |
2006 |
Office word 2007 |
12.0 |
Incluindo no Microsoft office 2010 |
2010 |
Word 2010 |
14.0 |
Incluido no Microsoft office 2013. |
2013 |
Word 2013 |
15.0 |
Incluido no Microsoft office 2016 |
2015 |
Word 2016 |
16.0 |
Apelidado de Bill the Cat. |
Programas do Microsoft e suas versões actuais
Logotipo |
Nome |
Versão actual |
|
Acess |
16.0 |
|
Excel |
16.0 |
|
InfoPath |
16.0 |
|
One Note |
16.0 |
|
Outlook |
16.0 |
|
Power Point |
16.0 |
|
Publisher |
16.0 |
|
Share Point |
16.0 |
|
Microsoft
Word |
16.0 |
Versões
disponíveis do Microsoft Ofice para o Windows
Versão |
Fim do suporte
inicial |
Fim
do suporte estendido |
Office
4.0 |
Desconhecido |
Desconhecido |
Office
4.2 |
Desconhecido |
Desconhecido |
Office
4.3 |
Desconhecido |
Desconhecido |
Office
4.5 |
Desconhecido |
Desconhecido |
Office
95 |
Desconhecido |
Desconhecido |
Office
97 |
31
de Agosto de 2001 |
28
de Fevereiro de 2002 |
Office
2000 |
30
de Junho de 2004 |
14
de Julho de 2009 |
Office
XP |
11
de Julho de 2006 |
12
de Julho de 2011 |
Office
2003 |
14
de Abril de 2009 |
8
de Abril de 2014 |
Office
Web Apps |
julho
de 2010 |
Mudança
de nome |
Office
365 |
junho
de 2011 |
Ativo |
Office
Online |
fevereiro
de 2014 |
Ativo |
Office
2007 |
13
de Outubro de 2015 |
13
de Outubro de 2020 |
Office
2010 |
13
de Outubro de 2015 |
13
de Outubro de 2020 |
Office
2013 |
10
de Abril de 2018 |
11
de Abril de 2023 |
Office
2016 |
13
de Outubro de 2020 |
14
de Outubro de 2025 |
Office
2019 |
Ativo |
Ativo |
Ciclo de
vida das versões
Em 03 de fevereiro de 1989 , a
Microsoft instituiu uma política de ciclo de vida de suporte a seus produtos. Ao serem lançados, os produtos seguiam um
ciclo de suporte nos quais recebiam atualizações de segurança e melhorias
gerais. A partir do lançamento o produto possuia suporte inicial de cinco anos,
passado este período o produto entrava na fase de suporte estendido no qual
terminará cinco anos após o fim do suporte inicial.
Operacionalização
e instalação dos Programas de Ofice.
1.1. Exigências de Hardware e Software
Para
instalação e uso Word 2007 são necessários os seguintes componentes:
•
Processador de 500 megahertz (MHz) ou superior;
•
Sistema operacional: Microsoft Windows XP SP2, ou Microsoft Windows Server
2003
ou Microsoft Windows Vista2
• 256
megabytes de memória RAM;
• 1
GB de espaço disponível em disco rígido;
•
Drive de DVD;
• Um
monitor SVGA, com resolução mínima de 800 x 600. Recomendamos 1024 x 768
ou
superior;
• Um
mouse da Microsoft ou compatível;
•
Conexão de banda larga, 128 Kbps ou maior, para download e ativação de produtos
1.2. A Instalação de Word
1.
Inicie Windows.
2.
Coloque o DVD de instalação na unidade de DVD.
3.
Clique no botão “Iniciar”.
4. No
menu “Iniciar”, clique no comando“Executar”. Será aberta a caixa de
diálogo
“Executar”, exibida na Figura 1.
5. Na
caixa de texto “Executar” digite o caminho do arquivo de instalação. Se
não
souber o caminho, clique no botão“Procurar”.
6.
Clique no botão “OK”. Figura 1 – Caixa de diálogo“Executar”
7.
Digite a chave do produto e aceite os termos da licença.
8.
Siga as instruções de instalação de Word.
9.
Defina um ícone de atalho para ser exibido na sua área de trabalho.
Fig.1
1.3 A Iniciação de Word
Word
é abeto de dentro do Windows. Ao carregar Windows, os ícones de atalho que você
definiu na área de trabalho estarão dispostos na tela. Pode usar o atalho ou
procurar o programa no menu “Iniciar” do Windows
Para
carregar Word através de um atalho:
1. Dê
um duplo-clique sobre o ícone do atalho,
Figura
2, na sua área de trabalho.
Figura
2 – Atalho de Word
Para
carregar Word através do menu “Iniciar”:
1. No
menu “Iniciar”, clique no comando “Todos os programas”.
2.
Clique no comando “Microsoft Office”, exibido na lateral esquerda do menu.
3.
Clique no comando “Microsoft Office Word 2007”, exibido na lateral direita do
menu.
Fig:2 Iniciação do Word.
1.4. A Janela de Abertura
Os componentes básicos
apresentados na abertura do programa são:
1. Botão do Office – Substitui o
menu “Arquivo” das versões anteriores e está localizado no canto superior
esquerdo do programa.
2. Barra de ferramentas de acesso
rápido – É personalizável e contém um conjunto de comandos independentes da
guia exibida no momento.
3. Faixa de Opções – A “Faixa de
Opções” substitui os menus e a barra de ferramentas das versões anteriores. Os comandos são organizados em grupos lógicos,
reunidos em guias. Cada guia está relacionada a um tipo de atividade como
gravação ou disposição de uma página.
Figura:3
Janela de abertura do Word
4. Réguas – horizontal e vertical;
através delas é possível fazer modificações rápidas no
visual.
5. Área de textos – Local onde são
exibidos os textos.
6. Ponto de inserção – Define o
local onde serão inseridos os caracteres.
7. Barra de status – Exibe
informações sobre o documento ativo.
8. Barra de título – Apresenta o
nome do documento ativo e “Microsoft Word”.
9. Barras de rolagem – Horizontal
e vertical; ajudam a exibir outras páginas.
10. Opções de exibição de página –
Permite alternar entre os diversos modos de exibição de página.
11. Controle de Zoom – para
ampliar, para obter uma exibição mais detalhada do seu documento, ou reduzir,
para ver a página com um tamanho mais reduzido.
2- Como
usar o Power Point?
Agora que você já sabe para que
serve e quais são suas principais características e funções, listamos um
passo a passo detalhado de como usar o Power Point, destinado a qualquer pessoa
que queira começar a fazer uma apresentação.
- Escolha o tema: abra o programa e clique em
“nova apresentação”, em seguida, escolha o tema de sua preferência, nesse
momento escolha a variação de cores desejada (há a opção de slide em
branco, para completa customização);
- Insira um novo slide: na página inicial, clique
em “novo slide”;
- Insira as informações que você deseja em cada um
dos slides;
- Formate seu texto: clique na escrita, em
seguida, na página inicial escolha o modelo e tamanho da fonte;
- Adicione imagens ou outras
mídias: no canto superior, vá em “inserir” e escolha o
elemento que você deseja, pode ser imagem, imagem online, formas, gráficos
e etc;
6.
Adicione anotações: isso pode te ajudar no momento
das apresentações, no canto inferior direito, clique em anotações, uma caixa de
texto irá aparecer embaixo do slide. Essas anotações não aparecem nos slides.
7.
Salve sua apresentação: vá na guia “arquivo”, em seguida,
clique em “salvar”, dê um título à sua apresentação e conclua a acção.
8.
Apresente: para apresentar, você pode
clicar em fazer apresentação (ao lado do zoom), ou simplesmente clicar em “f5”
no seu teclado.
Fazendo uma reflexão em torno dos
aplicativos apresentados que fazem parte do Microsoft Office, o word, Excel e o
Power Point por sinal os mais antigos são os mais utilizados até aos dias
actuais mesmo passando quase duas decádas desde a sua introdução, acredita-se
que seja pela grande utilidade e popularidade que os mesmos ganharam na vida
dos usuários desde os básicos aos avançados.
Conclusão
A realização deste trabalho da
discplina de Tecnologia de informação e comunicação sobre o Microsoft Oficce
levou-me a comprender que este aplicativo é uma das principais ferramentas
usadas nos computadores presente desde a quarta geração na evolução deste meio
digital..
O Micorsoft Oficce é acompanhado
por 9 nove aplicativos que tornam eficientes a realização de várias tarefas nos
diferentes campos, desde o profissional, académico, entretenimento e outros.
Também compreende-se que os aplicitavos deste programa associam a eficiência a
flexibilidade com que se podem executar multiplas tarefas.
No trabalho também ficou explicito
que as versões do aplicativo tem em média a validade oficial de 5 anos, sendo
que fora deste período há riscos do mesmo não operar eficazmente, sendo
recomendado aos usuários a utilização de programas actualizados e certificados,
cuja a sua instalação é bastante simplificada por meio de guias ou instruções
objectivas.
Para mim como estudante do ensino
superior é importante aprender está disciplina e estes conteúdos por forma a
facilitar-me o acesso, aprofundamento e expansão das informações das mais
diversas áreas concorrendo para o alcance do perfil ou atitude do estudante
deste nível sobre no campo de aprender, pesquisar e expansão do conhecimento.
Quanto ao curso que estou a
frequentar os conhecimentos adquiridos ao abordar sobre este tema são
pertinentes na medida em que por meio da exploração das várias funcionalidades do Microsoft Oficce para aceder, armazenar e partilhar
informações, documentos oficiais e de mais instrumentos de forma racional e
eficiente.
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office
ISCED-Manual de Tecnologias de
informação e comunicação-Beira 2019.
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