Índice
1.3 Definição
de Plano de negócio
2. APRESENTAÇÃO
DA ORGANIZAÇÃO
2.2. Posicionamento
estratégico
4.1.1. Horário
de funcionamento
O presente trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios com
propostas de melhorias para a empresa analisada. Um plano de negócios é um
instrumento indispensável para a concepção de um empreendimento. É através do
plano de negócios que se avalia a viabilidade do empreendimento. Ele reduz a
possibilidade de erros e fracassos do negócio. Para melhor compreensão do plano
de negócios ele foi dividido em 6 partes.
A primeira parte é a apresentação da organização, com
os objetivos, posicionamento estratégico, dados do empreendimento, etc. A
empresa analisada é uma mercearia, que oferece diversos produtos, desde
alimentos e bebidas até produtos de higiene pessoal e limpeza. Sua missão é
oferecer produtos de qualidade, variedade e bom atendimento, proporcionando um
ambiente agradável de modo a garantir uma relação de confiança com nossos
clientes. Para isso, ela procura trabalhar com valores como: ética,
honestidade, respeito ao ser humano, confiança, higiene, organização,
comprometimento.
A mercearia BOM
PREÇO, atenderá clientes de âmbos os sexos e de todas as faixas etárias, do
próprio bairro e de bairros vizinhos. Em seguida é apresentada a segunda parte,
os recursos humanos, com a definição dos cargos, salários e prestação de
serviços e definição do organograma da empresa. A empresa possui uma estrutura
organizacional bem enxuta com apenas três funcionários: o proprietário que tem
a função de gerente, um atendente e um atendente diarista, que não possui
vínculo empregatício com a empresa. A terceira parte define o plano de
operações. São apresentados os itens de produção, a capacidade produtiva,
estrutura física e a planta baixa do empreendimento. São apresentados todos os
móveis e equipamentos necessários para o funcionamento da mercearia, as formas
de pagamento, os horários de funcionamento e o layout do estabelecimento.
O plano de marketing é apresentado na quarta parte.
Nesta etapa é definido o composto de marketing, com a apresentação dos
produtos, a estratégia de preço, a comunicação da empresa e a distribuição,
detalhando os processos desde a fabricação da mercadoria até o ponto de entrega
ao consumidor final. É no plano de marketing que são analisados os clientes, os
concorrentes e os fornecedores.
A quinta parte descreve o plano financeiro da empresa.
Demonstrando através de projeções de receitas, investimentos, custos e despesas
o potencial de retorno do investimento.
Avalia a atractividade do negócio para os empreendedores.
Por último é apresentado a conclusão do trabalho com a
análise da viabilidade do empreendimento e as proposições de melhoria.
·
elaborar um plano de negocio para a abertura de
uma mercearia para venda de produtos alimentares na cidade da Beira, com inicio
de actividade em 10 de Fevereiro de 2021.
·
Definir o
plano de negócios da empresa
·
Analisar o
mercado, os possíveis clientes e concorrentes
·
Definir
ações de marketing
·
Elaborar um
plano operacional
·
Estabelecer
o investimento inicial
·
Estimar
receitas
·
Definir os
custos fixos e variáveis
·
Elaborar as
projeções de resultados
·
Conferir a
viabilidade econômica e financeira do empreendimento
Quando
se inicia os estudos para implantação de qualquer negócio, torna-se de
fundamental importância a elaboração de um plano que remeta a um planejamento,
visando identificar todas as principais variáveis que possam interferir na futura
atividade de que se pretende.
Nota-se
que não é possível trabalhar de forma apenas sonhadora envolvendo valores que
qualquer atividade expressa e que não se torna possível aplicar, para tal
faz-se necessário para o empreendedor acompanhar as transformações que ocorrem
no mercado, para identificar o que o consumidor e o fornecedor estão correspondendo,
além da execução das atividades operacionais com eficácia.
Diante
da obrigação de realizar um trabalho de conclusão de curso e da pretensão de
aproveitamento de oportunidade do acadêmico empreender, este momento torna-se
oportuno para a realização desse estudo, pois ajudará a compreender o mercado
de intenção de atuação bem como a viabilidade do negócio.
Assim, o desenvolvimento deste estudo
pretende-se transformar em uma ferramenta para minimizar e reduzir os riscos e
incertezas que uma nova empresa enfrenta neste atual mercado competitivo, e
poder transformar uma ideia e uma oportunidade em um grande sucesso
organizacional.
1.3
Definição de Plano de negócio
É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma
de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia de mercado e
as projeções de despesas receitas e resultados financeiros.
Um projeto de negócios bem
detalhado e estruturado ajuda no pensamento dos vários fatores que compõem um
plano de negócios, isto ajudará em encontrar oportunidades no mundo empresarial
e de como melhor aproveita-las.
2.
APRESENTAÇÃO
DA ORGANIZAÇÃO
O projeto refere-se a elaboração de um Plano de
Negócios para abertura de um empreendimento comercial. A empresa é uma
mercearia, que comercializara diversos tipos de produtos, desde gêneros
alimentícios e bebidas até produtos de limpeza e higiene pessoal. É um
empreendimento que visa atender a demanda de clientes que residem nas
proximidades do estabelecimento.
O empreendimento está localizado no 8° bairro
Macurungo na cidade da Beira. As micro e pequenas empresas representam quase
que a totalidade dos empreendimentos formais existentes na cidade. A maior
concentração destes estabelecimentos encontra-se no setor do comércio seguido
pelo setor de serviços.
A mercearia é um tipo de empreendimento que existe no
mercado há séculos, sendo considerado um dos mais antigos segmentos de negócios
ainda existentes. Ao longo do tempo passou por mudanças, adequando-se à
estrutura de comércio de cada época, mas sempre com a mesma relação de simplicidade
e afetividade com a clientela.
Geralmente, o foco das mercearias é a clientela que
reside no próprio bairro de sua localização, por isso cria-se um bom nível de
relacionamento entre os clientes e a empresa, gerando uma relação de confiança,
respeito e amizade entre as partes.
2.2. Posicionamento
estratégico
O planejamento estratégico é a forma de posicionamento
da empresa diante do mercado, com o caminho a ser seguido para a realização de
seus objetivos, metas, valores, visão e missão, permite à empresa direcionar o
futuro, seguindo suas metas e seus objetivos.
Missão:
nossa missão é oferecer produtos de qualidade, variedade e bom atendimento,
proporcionando um ambiente agradável de modo a garantir uma relação de
confiança com nossos clientes.
Visão: ser
uma referência de mercado na cidade. Ser reconhecido por oferecer produtos de
qualidade, variedade e preço justo.
Valores: ética,
honestidade, respeito ao ser humano, confiança, higiene, organização,
comprometimento.
A análise FOFA é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do
ambiente interno e externo das empresas, com o objetivo de formular
estratégias. A partir da análise dos ambientes é possível identificar forças,
fraquezas, ameaças e oportunidades para a empresa. Segue abaixo, a análise FOFA
feita para a mercearia:
Análise
FOFA – Mercearia Bom Preço
FORÇAS |
FRAQUEZAS |
* Variedades de produtos |
* Inadimplência |
* Produtos de qualidades |
* Não é informatizado |
* Bom atendimento |
* Não aceita cartão |
* Bom relacionamento com os
clientes |
*
Concorrência com supermercados de grandes redes |
* Imóvel próprio |
* Poucos funcionários |
AMEAÇAS |
OPORTUNIDADES |
* Vigilância Sanitária |
* Único mercado do bairro |
* Inflação |
* Local de fácil acesso |
* Grande
número de fornecedores |
|
Analisando as características encontradas na análise podemos traçar
estratégias de melhorias para a empresa.
-
Quanto à fiscalização da Vigilância Sanitária, a
empresa buscará sempre manter o ambiente
limpo e organizado;
-
Visto que na cidade há outros supermercados que
pertencem a grandes redes a empresa pode
estudar a possibilidade de se filiar a uma rede, buscando melhores preços;
-
A empresa pode analisar a possibilidade de aceitar o
cartão, seja débito ou crédito, como forma de
pagamento;
-
Investir em publicidade para divulgar a mercearia;
-
Explorar o grande número de fornecedores para fazer
cotações e adquirir produtos com
menores preços;
-
Visto à obrigatoriedade do uso de equipamentos de
emissão de cupom fiscal a empresa precisará utilizar um sistema informatizado;
-
Fazer campanhas com sorteio de prêmios em datas
comemorativas como dia das mães, dia dos
pais, natal, para incentivar as compras e diminuir a inadimplência.
2.3.Dados do empreendimento Nome:
Mercearia Bom Preço Setor de atividade: Comércio
Forma de
propriedade: Empresa de Pequeno Porte Caracterização fiscal: empresa optante
pelo SIMPLES Proprietária: Fina Márcia Manuel Machava
Localização:
Beira; 8°Bairro Macurungo; Rua 2; a frente a escola Artes do Índico
A estrutura organizacional da empresa é composta por 3
empregados: um gerente (proprietário) e dois atendentes, sendo um dos
atendentes, diarista, trabalhando somente aos domingos.
O gerente, que fica responsável pelas decisões de
compras, controle de caixa, pagamentos, também acumula a função de atendente. É
o atendente, que tem a função de atender os clientes, receber (caixa), repor
mercadorias nas prateleiras. Devido ao espaço físico da empresa ser pequeno,
não se faz necessária a contratação de um funcionário para a função de limpeza
da mercearia, ficando esta obrigação para o atendente.
Devido à necessidade de práticas contábeis, a empresa
tem o auxílio de um escritório de contabilidade para realização de cálculos
tributários e trabalhistas. Analisado o porte da
empresa, verificou-se não ser necessária a existência de um departamento
de RH, permanecendo as responsabilidades da gestão de pessoas com o gerente.
Para uma empresa exercer suas atividades no país, é necessário que ela
obtenha, entre outras exigências registro na prefeitura da cidade onde ela vai
funcionar, no Estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da
atividade exercida pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe,
na Secretaria de Meio-Ambiente entre outros órgãos de fiscalização. Registro
legal de uma empresa é obtido na Junta Comercial do estado ou no Cartório de
Registro de Pessoa Jurídica. Com esse registro a empresa passa a existir
oficialmente. É necessário verificar se existe alguma outra empresa com o nome
pretendido.
Caso esteja tudo correto, a empresa será registrada e será entregue seu
NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa).
Com o alvará de funcionamento a empresa já pode entrar
em operação. Mas ainda precisa cadastrar-se na Previdência Social, independente
de possuir ou não funcionários. A última etapa para o registro da empresa é
preparar o aparato fiscal, solicitando a autorização para impressão das notas
fiscais e autenticação de livros fiscais. Isso é feito na prefeitura da cidade.
3.1.
Organograma
O empreendimento apresenta uma estrutura
organizacional bem simples, pois possui apenas três funcionários, o gerente,
que é o proprietário e dois atendentes, porém um atendente não possui vínculo
empregatício com a empresa, pois trabalha como diarista aos domingos.
O gerente (proprietário) é responsável por administrar
o negócio, ficando com as tomadas de decisões da empresa. Mas, pelo
empreendimento ser pequeno e por não haver outros funcionários, também acumula
a função de atendente.
A principal função do gerente é administrar toda
estrutura da mercearia, de forma a garantir o bom funcionamento da empresa.
Como o gerente é o próprio proprietário, é dele a responsabilidade de
acompanhar a situação financeira da empresa. Outras atribuições do cargo do
gerente: gerenciar as entradas e saídas do caixa; identificar e selecionar os
fornecedores, fazer a cotação dos preços e efetuar as compras; efetuar todos os
pagamentos inerentes aos gastos da empresa e recrutar e selecionar
funcionários, quando for necessário.
O atendente fica responsável pelo atendimento aos
clientes, por receber os pagamentos dos clientes, receber e conferir
mercadorias dos fornecedores, repor mercadorias nas prateleiras, abastecer os
freezers e pela limpeza e organização da mercearia.
O serviço de contabilidade é terceirizado, ficando sob a responsabilidade
de um escritório da própria cidade. Este se reportará diretamente ao gerente.
Possui as mesmas atribuições do atendente, porém, não
tem vínculo empregatício com a empresa, pois trabalha apenas aos domingos,
recebendo um valor por dia trabalhado. Devido a não existência de um
departamento de RH, a seleção de pessoal ficará a cargo do proprietário que
analisará as características dos candidatos (habilidades, conhecimentos,
escolaridade, experiência, etc.) e a contratação é de responsabilidade do escritório
de contabilidade.
Documentos
necessários para abrir o negócio:
·
Inscrições municipal. Registo na prefeitura de
município onde seu negócio estará sedeado;
·
Inscrições estadual;
·
Alvará de funcionamento;
·
Cadastro na Previdência social;
·
Questões fiscais.
As seções que subdividem um supermercado, conforme a
distribuição dos produtos são: alimentos, produtos de limpeza, produtos de
higiene e toucador, bebidas e sucos, produtos de bazar e papelaria, utilidades
domésticas diversas e alimentos para animais domésticos.
É importante que o empreendedor adote na mercearia um
processo produtivo que satisfaça a demanda dos clientes e, principalmente,
exprima organização e higiene do ambiente, com visual agradável e de fácil
localização das mercadorias.
A mercearia comercializara diversos itens, que vão
desde alimentos e bebidas até produtos de higiene pessoal e limpeza.
Geralmente, há pelo menos duas marcas de cada produto, que se diferenciam por
preço e qualidade. As mercadorias são organizadas por seções por tipos de
produtos, transmitindo uma harmonia na apresentação das mesmas para
comercialização.
A empresa trabalha com o sistema de vendas à vista e à
prazo. As vendas à vista são feitas em dinheiro. As vendas à prazo são feitas
em fichas. Os clientes fazem as compras e são anotados os itens e os valores em
uma ficha, que fica sob a posse da mercearia; alguns clientes acompanham as
compras anotando os itens em uma caderneta que fica sob a sua responsabilidade.
Ao final do mês esses itens serão somados e os clientes acertam o valor total
da compra por mês.
A mercearia terá de avaliar a possibilidade de incluir o cartão de débito
e crédito como forma de pagamento. Sabe-se que esta forma de pagamento gera um custo
para a empresa, pois as administradoras de cartão retêm uma parcela do valor
recebido na venda.
4.1.1.Horário
de funcionamento
Quanto ao horário de funcionamento a mercearia
trabalha todos os dias, de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados. De
segunda-feira a sábado o horário de funcionamento é de 6h às 20:30h., aos
domingos é de 7h às 14h.
O público-alvo da empresa é constituído,
principalmente, por homens e mulheres de todas as idades e crianças, moradores
do 8° Bairro Macurungo e bairros vizinhos. Mas, com o horário de funcionamento é estendido, tendo a
carga horária superior a de outros empreendimentos, atrai a procura de clientes
de toda a cidade.
A mercearia é o único empreendimento no bairro
Macurungo, mas na cidade há outros 8 supermercados, que representam grande
concorrência. Como são empresas maiores, possuem maior poder de compra com os
fornecedores, conseguindo adquirir os produtos com preços.
O plano financeiro dentro de um plano de negócios
procura demonstrar um conjunto de projeções abrangentes que possam refletir o
desempenho futuro da empresa em termos financeiros”. (Biagio e Batocchio, 2005)
A gestão financeira serve como um alicerce para a tomada de decisões nas
empresas.
O investimento inicial da mercearia foi subdividido em
3 grupos: despesas pré-operacionais, investimento fixo e compra inicial de
mercadorias para vendas.
Os valores estão expressos na tabela a seguir:
ITEM DE INVESTIMENTO INICIAL DE
PRODUÇÃO |
|
Leite condensado |
200,00 mts |
Açúcar |
8360,00 mts |
Arroz |
1100,00 mts |
Peixe |
570,00 mts |
Farinha |
1000,00 mts |
Five Roses |
380,00 mts |
Caixas de ovos |
6840,00 mts |
Sub-total |
18450,00 mts |
ITEM DE INVESTIMENTO INICIAL DE
INSTALA-ÇÃO |
|
Abertura de empresa |
1500,00 mts |
Móveis |
500,00 mts |
Computadores e periféricos |
1000,00 mts |
Tecnologias, programas (site) |
1000,00 mts |
Outros |
500,00 mts |
Sub-total |
4500,00 mts |
Total dos investimentos iniciais |
22950,00 mts |
Capital de Giro |
7050,00 mts |
ITEM DE CUSTOS FIXO |
|
|
Aluguel |
1000,00 mts |
|
Água e luz |
2500,00 mts |
|
Telefone + internet |
200,00 mts |
|
Contador |
330,00 mts |
|
Site e conta de email |
100,00 mts |
|
Marketing |
200,00 mts |
|
Pró-labore |
3500,00 mts |
|
Outros |
200,00 mts |
|
Total custo fixo |
11530,00mts |
|
O trabalho teve como objetivo elaborar um plano de
negócios da mercearia Bom Preço.
Para alcance deste objetivo, estudou-se a empresa em seus diversos aspectos.
Desde sua apresentação, com seus objetivos e posicionamento estratégico,
passando por sua estrutura organizacional, plano de operações, e para concluir
o plano financeiro.
O planejamento financeiro é o estudo que finaliza a
análise de viabilidade da mercearia. É nesta etapa do trabalho que se conclui
se o investimento é viável ou não. Porém, essa análise deve ser constantemente
revista e monitorada, pois qualquer mudança no ambiente externo ou interno pode
acarretar modificações na estrutura da empresa.
A elaboração de um plano de negócio, antes de se abrir
uma empresa, demonstra ser de muita importância. A análise ambiental se mostra
fundamental para a tomada de decisões, pois a análise do ambiente, tanto
interno quanto externo é determinante para definir o momento certo para o
investimento.
Com base na análise financeira e nos cálculos
apresentados conclui-se que o empreendimento é viável do ponto de vista
econômico e financeiro. Através das análises foi possível elaborar propostas de
melhorias para o empreendimento.
http://www.brasil.gov.br/empreendedor/abra-sua-empresa/onde-abrir-seu-negocio.
Acessado em 19/04/2020.
http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/acesse/ideias-de-negocio/ideias-
denegocio/ideias_negocio_pdf?id=6D271820F95BA49283257A31006DE414&uf=None&
filename=mercearia&titulo=mercearia.
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou- abrir/registreempresa/formalize/bia-14/BIA_14 .
SEBRAE/MG. Ponto de partida para início de negócio. Disponível
em: http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/0/64f8a7efb9b61b1683256f5f005c2200/$FIL
E/NT000A1F16.pdf .
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