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Plano de Negócios

 




1.      INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios com propostas de melhorias para a empresa analisada. Um plano de negócios é um instrumento indispensável para a concepção de um empreendimento. É através do plano de negócios que se avalia a viabilidade do empreendimento. Ele reduz a possibilidade de erros e fracassos do negócio. Para melhor compreensão do plano de negócios ele foi dividido em 6 partes.

 

A primeira parte é a apresentação da organização, com os objetivos, posicionamento estratégico, dados do empreendimento, etc. A empresa analisada é uma mercearia, que oferece diversos produtos, desde alimentos e bebidas até produtos de higiene pessoal e limpeza. Sua missão é oferecer produtos de qualidade, variedade e bom atendimento, proporcionando um ambiente agradável de modo a garantir uma relação de confiança com nossos clientes. Para isso, ela procura trabalhar com valores como: ética, honestidade, respeito ao ser humano, confiança, higiene, organização, comprometimento.

A mercearia BOM PREÇO, atenderá clientes de âmbos os sexos e de todas as faixas etárias, do próprio bairro e de bairros vizinhos. Em seguida é apresentada a segunda parte, os recursos humanos, com a definição dos cargos, salários e prestação de serviços e definição do organograma da empresa. A empresa possui uma estrutura organizacional bem enxuta com apenas três funcionários: o proprietário que tem a função de gerente, um atendente e um atendente diarista, que não possui vínculo empregatício com a empresa. A terceira parte define o plano de operações. São apresentados os itens de produção, a capacidade produtiva, estrutura física e a planta baixa do empreendimento. São apresentados todos os móveis e equipamentos necessários para o funcionamento da mercearia, as formas de pagamento, os horários de funcionamento e o layout do estabelecimento.

O plano de marketing é apresentado na quarta parte. Nesta etapa é definido o composto de marketing, com a apresentação dos produtos, a estratégia de preço, a comunicação da empresa e a distribuição, detalhando os processos desde a fabricação da mercadoria até o ponto de entrega ao consumidor final. É no plano de marketing que são analisados os clientes, os concorrentes e os fornecedores.

A quinta parte descreve o plano financeiro da empresa. Demonstrando através de projeções de receitas, investimentos, custos e despesas o potencial de retorno do investimento.


Avalia a atractividade do negócio para os empreendedores.

Por último é apresentado a conclusão do trabalho com a análise da viabilidade do empreendimento e as proposições de melhoria.

 

 

1.1.   Objectivos:

 

1.1.1.        Geral:

·         elaborar um plano de negocio para a abertura de uma mercearia para venda de produtos alimentares na cidade da Beira, com inicio de actividade em 10 de Fevereiro de 2021.

 

1.1.2.  Especifico:

 

·         Definir o plano de negócios da empresa

·         Analisar o mercado, os possíveis clientes e concorrentes

·         Definir ações de marketing

·         Elaborar um plano operacional

·         Estabelecer o investimento inicial

·         Estimar receitas

·         Definir os custos fixos e variáveis

·         Elaborar as projeções de resultados

·         Conferir a viabilidade econômica e financeira do empreendimento

 

 

 

1.2.   Justificativa

Quando se inicia os estudos para implantação de qualquer negócio, torna-se de fundamental importância a elaboração de um plano que remeta a um planejamento, visando identificar todas as principais variáveis que possam interferir na futura atividade de que se pretende.

Nota-se que não é possível trabalhar de forma apenas sonhadora envolvendo valores que qualquer atividade expressa e que não se torna possível aplicar, para tal faz-se necessário para o empreendedor acompanhar as transformações que ocorrem no mercado, para identificar o que o consumidor e o fornecedor estão correspondendo, além da execução das atividades operacionais com eficácia.

Diante da obrigação de realizar um trabalho de conclusão de curso e da pretensão de aproveitamento de oportunidade do acadêmico empreender, este momento torna-se oportuno para a realização desse estudo, pois ajudará a compreender o mercado de intenção de atuação bem como a viabilidade do negócio.

Assim, o desenvolvimento deste estudo pretende-se transformar em uma ferramenta para minimizar e reduzir os riscos e incertezas que uma nova empresa enfrenta neste atual mercado competitivo, e poder transformar uma ideia e uma oportunidade em um grande sucesso organizacional.

 

1.3  Definição de Plano de negócio 

 

É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia de mercado e as projeções de despesas receitas e resultados financeiros.

Um projeto de negócios bem detalhado e estruturado ajuda no pensamento dos vários fatores que compõem um plano de negócios, isto ajudará em encontrar oportunidades no mundo empresarial e de como melhor aproveita-las.

 


2.      APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

 

 

2.1.   Objectivos da empresa

O projeto refere-se a elaboração de um Plano de Negócios para abertura de um empreendimento comercial. A empresa é uma mercearia, que comercializara diversos tipos de produtos, desde gêneros alimentícios e bebidas até produtos de limpeza e higiene pessoal. É um empreendimento que visa atender a demanda de clientes que residem nas proximidades do estabelecimento.

O empreendimento está localizado no 8° bairro Macurungo na cidade da Beira. As micro e pequenas empresas representam quase que a totalidade dos empreendimentos formais existentes na cidade. A maior concentração destes estabelecimentos encontra-se no setor do comércio seguido pelo setor de serviços.

A mercearia é um tipo de empreendimento que existe no mercado há séculos, sendo considerado um dos mais antigos segmentos de negócios ainda existentes. Ao longo do tempo passou por mudanças, adequando-se à estrutura de comércio de cada época, mas sempre com a mesma relação de simplicidade e afetividade com a clientela.

Geralmente, o foco das mercearias é a clientela que reside no próprio bairro de sua localização, por isso cria-se um bom nível de relacionamento entre os clientes e a empresa, gerando uma relação de confiança, respeito e amizade entre as partes.

 

2.2.   Posicionamento estratégico

O planejamento estratégico é a forma de posicionamento da empresa diante do mercado, com o caminho a ser seguido para a realização de seus objetivos, metas, valores, visão e missão, permite à empresa direcionar o futuro, seguindo suas metas e seus objetivos.

Missão: nossa missão é oferecer produtos de qualidade, variedade e bom atendimento, proporcionando um ambiente agradável de modo a garantir uma relação de confiança com nossos clientes.

Visão: ser uma referência de mercado na cidade. Ser reconhecido por oferecer produtos de qualidade, variedade e preço justo.

Valores: ética, honestidade, respeito ao ser humano, confiança, higiene, organização, comprometimento.


2.2.1.Análise FOFA

A análise FOFA é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno e externo das empresas, com o objetivo de formular estratégias. A partir da análise dos ambientes é possível identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para a empresa. Segue abaixo, a análise FOFA feita para a mercearia:

 

 

Análise FOFA – Mercearia Bom Preço

 

FORÇAS

FRAQUEZAS

* Variedades de produtos

* Inadimplência

* Produtos de qualidades

* Não é informatizado

* Bom atendimento

* Não aceita cartão

 

* Bom relacionamento com os clientes

* Concorrência com supermercados de grandes redes

* Imóvel próprio

* Poucos funcionários

AMEAÇAS

OPORTUNIDADES

* Vigilância Sanitária

* Único mercado do bairro

* Inflação

* Local de fácil acesso

* Grande número de fornecedores

 

 

Analisando as características encontradas na análise podemos traçar estratégias de melhorias para a empresa.

-              Quanto à fiscalização da Vigilância Sanitária, a empresa buscará sempre manter o ambiente limpo e organizado;

-              Visto que na cidade há outros supermercados que pertencem a grandes redes a empresa pode estudar a possibilidade de se filiar a uma rede, buscando melhores preços;

-              A empresa pode analisar a possibilidade de aceitar o cartão, seja débito ou crédito, como forma de pagamento;

-   Investir em publicidade para divulgar a mercearia;

-              Explorar o grande número de fornecedores para fazer cotações e adquirir produtos com menores preços;

-              Visto à obrigatoriedade do uso de equipamentos de emissão de cupom fiscal a empresa precisará utilizar um sistema informatizado;

-              Fazer campanhas com sorteio de prêmios em datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, natal, para incentivar as compras e diminuir a inadimplência.

 

 

2.3.Dados do empreendimento Nome: Mercearia Bom Preço Setor de atividade: Comércio

Forma de propriedade: Empresa de Pequeno Porte Caracterização fiscal: empresa optante pelo SIMPLES Proprietária: Fina Márcia Manuel Machava

Localização: Beira; 8°Bairro Macurungo; Rua 2; a frente a escola Artes do Índico

 

 

2.4.   Estrutura organizacional

A estrutura organizacional da empresa é composta por 3 empregados: um gerente (proprietário) e dois atendentes, sendo um dos atendentes, diarista, trabalhando somente aos domingos.

O gerente, que fica responsável pelas decisões de compras, controle de caixa, pagamentos, também acumula a função de atendente. É o atendente, que tem a função de atender os clientes, receber (caixa), repor mercadorias nas prateleiras. Devido ao espaço físico da empresa ser pequeno, não se faz necessária a contratação de um funcionário para a função de limpeza da mercearia, ficando esta obrigação para o atendente.

Devido à necessidade de práticas contábeis, a empresa tem o auxílio de um escritório de contabilidade para realização de cálculos tributários e trabalhistas. Analisado o porte da

empresa, verificou-se não ser necessária a existência de um departamento de RH, permanecendo as responsabilidades da gestão de pessoas com o gerente.

2.5.   Aspectos legais

Para uma empresa exercer suas atividades no país, é necessário que ela obtenha, entre outras exigências registro na prefeitura da cidade onde ela vai funcionar, no Estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade exercida pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente entre outros órgãos de fiscalização. Registro legal de uma empresa é obtido na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Com esse registro a empresa passa a existir oficialmente. É necessário verificar se existe alguma outra empresa com o nome pretendido.

Caso esteja tudo correto, a empresa será registrada e será entregue seu NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa).

Com o alvará de funcionamento a empresa já pode entrar em operação. Mas ainda precisa cadastrar-se na Previdência Social, independente de possuir ou não funcionários. A última etapa para o registro da empresa é preparar o aparato fiscal, solicitando a autorização para impressão das notas fiscais e autenticação de livros fiscais. Isso é feito na prefeitura da cidade.

 

 

3.      RECURSOS HUMANOS

3.1.  


Organograma

 

O empreendimento apresenta uma estrutura organizacional bem simples, pois possui apenas três funcionários, o gerente, que é o proprietário e dois atendentes, porém um atendente não possui vínculo empregatício com a empresa, pois trabalha como diarista aos domingos.

3.2.   Cargos

3.2.1.Gerente

O gerente (proprietário) é responsável por administrar o negócio, ficando com as tomadas de decisões da empresa. Mas, pelo empreendimento ser pequeno e por não haver outros funcionários, também acumula a função de atendente.

A principal função do gerente é administrar toda estrutura da mercearia, de forma a garantir o bom funcionamento da empresa. Como o gerente é o próprio proprietário, é dele a responsabilidade de acompanhar a situação financeira da empresa. Outras atribuições do cargo do gerente: gerenciar as entradas e saídas do caixa; identificar e selecionar os fornecedores, fazer a cotação dos preços e efetuar as compras; efetuar todos os pagamentos inerentes aos gastos da empresa e recrutar e selecionar funcionários, quando for necessário.

 

 

3.2.2.Atendente

O atendente fica responsável pelo atendimento aos clientes, por receber os pagamentos dos clientes, receber e conferir mercadorias dos fornecedores, repor mercadorias nas prateleiras, abastecer os freezers e pela limpeza e organização da mercearia.

 

 

               Contador

O serviço de contabilidade é terceirizado, ficando sob a responsabilidade de um escritório da própria cidade. Este se reportará diretamente ao gerente.

 

 

               Atendente diarista

Possui as mesmas atribuições do atendente, porém, não tem vínculo empregatício com a empresa, pois trabalha apenas aos domingos, recebendo um valor por dia trabalhado. Devido a não existência de um departamento de RH, a seleção de pessoal ficará a cargo do proprietário que analisará as características dos candidatos (habilidades, conhecimentos, escolaridade, experiência, etc.) e a contratação é de responsabilidade do escritório de contabilidade.

                

               Documentos

 

Documentos necessários para abrir o negócio:

 

·         Inscrições municipal. Registo na prefeitura de município onde seu negócio estará sedeado;

·         Inscrições estadual;

·         Alvará de funcionamento;

·         Cadastro na Previdência social;

·         Questões fiscais.

 

 

4.      PLANO DE OPERAÇÕES

As seções que subdividem um supermercado, conforme a distribuição dos produtos são: alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene e toucador, bebidas e sucos, produtos de bazar e papelaria, utilidades domésticas diversas e alimentos para animais domésticos.

É importante que o empreendedor adote na mercearia um processo produtivo que satisfaça a demanda dos clientes e, principalmente, exprima organização e higiene do ambiente, com visual agradável e de fácil localização das mercadorias.

 

 

4.1.   Capacidade produtiva

A mercearia comercializara diversos itens, que vão desde alimentos e bebidas até produtos de higiene pessoal e limpeza. Geralmente, há pelo menos duas marcas de cada produto, que se diferenciam por preço e qualidade. As mercadorias são organizadas por seções por tipos de produtos, transmitindo uma harmonia na apresentação das mesmas para comercialização.

A empresa trabalha com o sistema de vendas à vista e à prazo. As vendas à vista são feitas em dinheiro. As vendas à prazo são feitas em fichas. Os clientes fazem as compras e são anotados os itens e os valores em uma ficha, que fica sob a posse da mercearia; alguns clientes acompanham as compras anotando os itens em uma caderneta que fica sob a sua responsabilidade. Ao final do mês esses itens serão somados e os clientes acertam o valor total da compra por mês.

A mercearia terá de avaliar a possibilidade de incluir o cartão de débito e crédito como forma de pagamento. Sabe-se que esta forma de pagamento gera um custo para a empresa, pois as administradoras de cartão retêm uma parcela do valor recebido na venda.

 

 

4.1.1.Horário de funcionamento

Quanto ao horário de funcionamento a mercearia trabalha todos os dias, de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados. De segunda-feira a sábado o horário de funcionamento é de 6h às 20:30h., aos domingos é de 7h às 14h.

 

 

5.      CLIENTES

O público-alvo da empresa é constituído, principalmente, por homens e mulheres de todas as idades e crianças, moradores do 8° Bairro Macurungo e bairros vizinhos. Mas, com o horário de funcionamento é estendido, tendo a carga horária superior a de outros empreendimentos, atrai a procura de clientes de toda a cidade.

 

5.1.   Concorrentes

A mercearia é o único empreendimento no bairro Macurungo, mas na cidade há outros 8 supermercados, que representam grande concorrência. Como são empresas maiores, possuem maior poder de compra com os fornecedores, conseguindo adquirir os produtos com preços.

 

 

 

6.      PLANO FINANCEIRO

O plano financeiro dentro de um plano de negócios procura demonstrar um conjunto de projeções abrangentes que possam refletir o desempenho futuro da empresa em termos financeiros”. (Biagio e Batocchio, 2005)

A gestão financeira serve como um alicerce para a tomada de decisões nas empresas.

6.1.Projeções financeiras

 

6.1.1.  Investimento inicial

 

O investimento inicial da mercearia foi subdividido em 3 grupos: despesas pré-operacionais, investimento fixo e compra inicial de mercadorias para vendas.

Os valores estão expressos na tabela a seguir:

 

 

ITEM DE INVESTIMENTO INICIAL DE PRODUÇÃO

 

Leite condensado

200,00 mts

Açúcar

8360,00 mts

Arroz

1100,00 mts

Peixe

570,00 mts

Farinha

1000,00 mts

Five Roses

380,00 mts

Caixas de ovos

6840,00 mts

Sub-total

18450,00 mts

ITEM DE INVESTIMENTO INICIAL DE INSTALA-ÇÃO

 

Abertura de empresa

1500,00 mts

Móveis

500,00 mts

Computadores e periféricos

1000,00 mts

Tecnologias, programas (site)

1000,00 mts

Outros

500,00 mts

Sub-total

4500,00 mts

Total dos investimentos iniciais

22950,00 mts

Capital de Giro

7050,00 mts

 

ITEM DE CUSTOS FIXO

 

Aluguel

1000,00 mts

Água e luz

2500,00 mts

Telefone + internet

200,00 mts

Contador

330,00 mts

Site e conta de email

100,00 mts

Marketing

200,00 mts

Pró-labore

3500,00 mts

Outros

200,00 mts

Total custo fixo

11530,00mts


7.      CONCLUSÃO

O trabalho teve como objetivo elaborar um plano de negócios da mercearia Bom Preço. Para alcance deste objetivo, estudou-se a empresa em seus diversos aspectos. Desde sua apresentação, com seus objetivos e posicionamento estratégico, passando por sua estrutura organizacional, plano de operações, e para concluir o plano financeiro.

O planejamento financeiro é o estudo que finaliza a análise de viabilidade da mercearia. É nesta etapa do trabalho que se conclui se o investimento é viável ou não. Porém, essa análise deve ser constantemente revista e monitorada, pois qualquer mudança no ambiente externo ou interno pode acarretar modificações na estrutura da empresa.

A elaboração de um plano de negócio, antes de se abrir uma empresa, demonstra ser de muita importância. A análise ambiental se mostra fundamental para a tomada de decisões, pois a análise do ambiente, tanto interno quanto externo é determinante para definir o momento certo para o investimento.

Com base na análise financeira e nos cálculos apresentados conclui-se que o empreendimento é viável do ponto de vista econômico e financeiro. Através das análises foi possível elaborar propostas de melhorias para o empreendimento.


8.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

http://www.brasil.gov.br/empreendedor/abra-sua-empresa/onde-abrir-seu-negocio. Acessado em 19/04/2020.

http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/acesse/ideias-de-negocio/ideias- denegocio/ideias_negocio_pdf?id=6D271820F95BA49283257A31006DE414&uf=None& filename=mercearia&titulo=mercearia.

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou- abrir/registreempresa/formalize/bia-14/BIA_14 .

SEBRAE/MG. Ponto de partida para início de negócio. Disponível em: http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/0/64f8a7efb9b61b1683256f5f005c2200/$FIL E/NT000A1F16.pdf .


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