Introdução
Neste
presente trabalho da disciplina de Tics iremos abordar sobre os avanços tecnologias,
ou seja, A evolução da tecnologia Como um tema principal
e também iremos incluir a geração dos computadores visto que A comunicação é de grande importância para a sociedade
contemporânea pelo fato de atualmente o mundo viver em uma era de globalização,
onde barreiras geográficas e a distancia não podem impedir o compartilhamento
de conhecimentos e de informações, esses que até a algumas décadas atrás eram
grandes obstáculos para o mesmo e não se esquecer de que A evolução dos
computadores acompanhou a evolução da sociedade durante os séculos XX e XXI.
Entretanto, a história do computador não teve início apenas na modernidade.
Tecnologias
da Informação e Comunicação
(TICs) é uma expressão que se refere ao papel
da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da
informação. Entende-se que TICs são todos os meios técnicos usados para tratar
a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de
computadores, rede e telemóveis. Em outras palavras, TICs consistem em TI, bem
como quaisquer formas de transmissão de informações[1]
e correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos
informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um
conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por
meio das funções de hardware, software
e telecomunicações, a automação,
comunicação e facilitação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de
ensino e aprendizagem, entre outras.
A expressão foi usada pela primeira vez em 1997,
por Dennis Stevenson, do governo britânico, e promovida pela documentação do
Novo Currículo Britânico em 2000.
São utilizadas em diversas
maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias
(processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de
investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata), na
biblioteconomia (OPAC)
e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a distância). Pode-se
dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da
utilização do TIC, em diversos campos, foi a popularização da Internet. Como a comunicação é uma necessidade e algo
que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos, trocar
informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções são fatores que
contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do
tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.
Nesse sentido, conforme as
necessidades surgiram, o homem lançou mão de sua capacidade racional para
desenvolver novas tecnologias e mecanismos para a comunicação. Conceitua-se tecnologia
como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar. Em
suma, todo processo de aperfeiçoamento. A humanidade já passou por diversas
fases de evoluções tecnológicas, porém um equívoco comum quando se pensa em
tecnologia é se remeter às novidades de última geração.
Em se tratando de informação e comunicação, as
possibilidades tecnológicas surgiram como uma alternativa da era moderna,
facilitando a educação através da inclusão digital, com a inserção de computadores
nas escolas, facilitando e aperfeiçoando o uso da tecnologia pelos alunos, o
acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões
da vida humana, além de capacitar os professores por meio da criação de redes e
comunidades virtuais.
SEGUNDO (KROENKE, 1992; LAUNDON, 1999)"
Existe uma tendência cada vez
mais acentuada de adoção das tecnologias de informação e comunicação, não só
por escolas, mas por empresas de diversas áreas, sobretudo com a disseminação
dos aparelhos digitais no cotidiano contemporâneo. Há uma variedade de informações
que o tratamento digital proporciona: imagem,
som, movimento,
representações manipuláveis de dados e sistemas (simulações),
todos integrados e imediatamente disponíveis, que oferecem um novo quadro de
fontes de conteúdos que podem ser objeto de estudo.
A comunicação é também a
responsável por grandes avanços. Devido a troca de mensagens e consequente
troca de experiência, dessa forma, grandes descobertas foram feitas. A história
humana, sem os desenhos das cavernas, os hieróglifos
egípcios, e o enorme acervo de informação que nos foi deixado através da
escrita, não teria a emoção sentida hoje ao se ver o avanço desses meios. Todos
os exemplos citados acima são formas de deixar mensagens, i.e., passar adiante
uma informação, experiência, fato ou descoberta. A comunicação é algo complexo,
uma vez que existem várias formas de se comunicar. O objetivo aqui, é mostrar o
quanto a troca de mensagens, a informação e o relacionamento humano são
importantes para a evolução de novos conceitos, como, p. ex., o trabalho
colaborativo, a gestão do conhecimento, o ensino a distância (e-learning), que
promovem uma maior democracia nos relacionamentos entre pessoas e a diminuição
do espaço físico – temporal.
Num ambiente corporativo, onde
um grupo de pessoas percorre objetivos comuns, a necessidade de comunicação
aumenta consideravelmente. Numa corporação, existem barreiras culturais,
sociais, tecnológicas, geográficas, temporais, dentre outras, que dificultam as
pessoas a se comunicarem, portanto, um dos desafios de uma corporação é
transpor essas barreiras.
Atualmente, os sistemas de
informação e as redes de computadores têm desempenhado um
papel importante na comunicação corporativa, pois é através dessas ferramentas
que a comunicação flui sem barreira. Segundo Lévy (1999), novas maneiras de
pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da
informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência
dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais
de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são
capturadas por uma informática cada vez mais avançada.
TICs e Educação
Computadores, internet, softwares, jogos eletrônicos,
celulares: ferramentas comuns ao dia a dia da chamada geração digital e as
crianças e jovens já as dominam como se fossem velhas conhecidas. Essas
tecnologias constituem o "habitat diário" desta geração, - que usa os
meios para "comunicar-se" (correio, sms, bate-papo...),
"conhecer" (sites, downloads...), "compartilhar" (redes
sociais, fotos, vídeos...), "se divertir" (jogos na internet, rádio e
TV digital) e também "consumir" (compras on-line).[4]
Pesquisadores apontam que os mais jovens representam a faixa etária onde o
crescimento do uso das TICs é maior.[5]
Evolução
dos computadores
Pesquisas
feitas recentemente revelam que houve um aumento considerável no número de
pessoas que possuem computador em casa. Poucos sabem sobre o processo de
evolução dos computadores, até chegar aos modelos modernos de tecnologia de
ponta dos dias atuais.
A seguir a evolução cronológica dos
computadores:
1946: é anunciada a criação do
primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC
(Electrical Numerical Integrator and Calculator).
1951 A 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de
calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados
em linguagem de máquina. 1959 a 1965: surgem os computadores de segunda
geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo
programados em linguagem montadora.
1965 a 1975: nascem os computadores da
terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes
miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanos
segundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os
procedimentos.
- 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração.
Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes
e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens
utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um
problema.
1990:
a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com
capacidade de processar
A evolução dos computadores
desde o primeiro computador até os smartphones e os supercomputadores
de hoje em dia se deu em etapas chamadas de gerações. Existem cinco gerações de
computadores, elas são definidas a partir da tecnologia e componentes
empregados: válvulas, transistores, circuitos integrados, microprocessadores e
inteligência artificial, respetivamente. Cada geração de computadores refere-se
a um período em que uma tecnologia com capacidades e características
semelhantes é lançada no mercado e produzida em larga escala.
Desde os primeiros computadores valvulados, os
computadores preservam a mesma arquitetura fundamental: processador de dados,
memória principal, memória secundária e dispositivos de entrada e saída de
dados.
O primeiro computador e a primeira geração de computadores
A primeira geração de
computadores surgiu em volta de 1940 e durou até 1956. O funcionamento dos
primeiros computadores era conseguido através de válvulas termiônicas (ou,
tubos de vácuo). Uma válvula, ou tubo de vácuo, é um componente eletrônico em
forma de lâmpada, responsável por amplificar ou modificar um sinal elétrico.
Este dispositivo foi fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações e
da computação e, na verdade, ainda é usado hoje em dispositivos como o forno de
micro-ondas ou transmissores de radiofrequência.
Os
computadores de primeira geração conseguiam realizar milhares de cálculos por
segundo, mas só podiam realizar uma operação por vez e consumiam muita energia elétrica.
Eles foram programados em linguagem de máquina, uma linguagem de programação de
baixo nível, e a entrada e saída dos dados era feita a partir de cartões
perfurados.
O
primeiro computador lançado foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and
Computer ou, em português, computador e integrador numérico eletrônico), em
1946, e possuía quase 18 mil tubos de vácuo (17.468).
Segunda geração de computadores: díodos e transístores
De 1956 a 1963, foi a época da
segunda geração de computadores, que só foi possível com a invenção dos diodos
e transístores. Isso marcou a substituição dos tubos de vácuo e um importante
avanço no mundo da computação. O diodo é um semi condutor utilizado para
transformar a corrente alternada em corrente contínua. Já o transístor é um
dispositivo que funciona como um regulador da corrente elétrica, o que permitiu
a criação de computadores com maior eficiência energética.
Os computadores de segunda geração não se
diferenciaram apenas pela tecnologia e pelo menor tamanho, mas pela mudança na
linguagem de programação, que passou para a linguagem assembly. Essa
linguagem é básica e não é portátil, ou seja, não poderia ser usada em outro
computador, mas consome menos recursos que sua antecessora.
Terceira geração: circuitos integrados
De 1964 a 1971, o mercado foi dominado pela
terceira geração de computadores, caracterizada pela incorporação de circuitos
integrados que substituíram os transístores. Um circuito integrado é um chip
feito de silício que possui diferentes componentes que formam uma espécie de
circuito em miniatura. Nesse tipo de computador, os dados de entrada e saída
eram gerenciados por dispositivos periféricos como monitor, teclado ou
impressora. A partir desta geração, linguagens de programação de alto nível
começaram a ser utilizadas de forma massiva como COBOL, FORTAN, Pascal, etc.
Esses tipos de linguagens diferem das linguagens de
baixo nível por serem muito mais próximas da linguagem natural (usada por
humanos) do que da linguagem de máquina (código binário). Além disso, elas são
portáteis, portanto, podem ser usados em outros dispositivos. Um exemplo de
computador de terceira geração foi o UNIVAC 1108, uma atualização do UNIVAC de
primeira geração criado na década de 1950.
Quarta geração: microprocessadores
A partir de 1971, os
computadores deixaram de funcionar com circuitos integrados e incorporaram os
microprocessadores. Um microprocessador é um circuito integrado, mas muito mais
complexo, capaz de gerenciar todas as funções de um computador. É por isso que
também é conhecida como Unidade Central de Processamento ou CPU.
Nessa época a popularização dos disquetes permitiu
separar o usuário e programador. Foi possível copiar softwares em
disquetes e distribuí-los, sem a necessidade de realizar uma programação para
cada máquina.
A quarta geração de computadores foi caracterizada
também por incluir dois tipos de memória:
- Memória
RAM : armazena os dados do programa temporariamente, enquanto o
equipamento está ligado.
- Memória
ROM : armazena os dados do programa permanentemente.
Esses tipos de computadores usam linguagens de
programação de alto nível, como JavaScript, Python ou Java. A entrada e saída
dos dados são feitas através de dispositivos periféricos como teclado, scanner,
monitor, CDs, DVDs, etc. Além disso, seu tamanho e a diminuição dos custos de
produção fizeram com que esse tipo de computador fosse vendido em massa. Um
exemplo de computadores de quarta geração seria o Apple Macintosh e os PCs,
como os famosos 286, 386, 486 e 586 da IBM, muito populares na década de 1990.
Quinta geração: inteligência artificial, computação quântica
e nanotecnologia
A quinta geração de computadores é composta por
todos os dispositivos já criados ou em processo de criação que incorporam
tecnologias como inteligência artificial, computação quântica ou
nanotecnologia. A inteligência artificial permite aos computadores reconhecer e
aprender a linguagem humana de forma autônoma, sem a intervenção do usuário.
A incorporação da tecnologia quântica permitiria
aos computadores trabalhar com enormes quantidades de dados que ainda não são possíveis
de processar.
Interior
de um computador quântico
Já a nanotecnologia favorece a criação de
componentes cada vez menores com maior capacidade de processamento e
armazenamento.
A quinta geração de computadores é portátil e se
caracteriza pelo fato de que a entrada e saída de dados podem ser feitas a
partir do hardware, mas também a partir do reconhecimento de voz ou facial.
Um exemplo de computadores de
quinta geração são os smartphones, que possuem maior capacidade de
armazenamento e velocidade do que um computador de quarta geração. Além disso,
são pequenos, têm ligação à Internet e reconhecem a linguagem natural e as
expressões faciais. A quinta geração de computadores é composta por todos os
dispositivos já criados ou em processo de criação que incorporam tecnologias
como inteligência artificial, computação quântica ou nanotecnologia. A
inteligência artificial permite aos computadores reconhecer e aprender a
linguagem humana de forma autônoma, sem a intervenção do usuário. A
incorporação da tecnologia quântica permitiria aos computadores trabalhar com
enormes quantidades de dados que ainda não são possíveis de processar. Já a
nanotecnologia favorece a criação de componentes cada vez menores com maior
capacidade de processamento e armazenamento. A quinta geração de computadores é
portátil e se caracteriza pelo fato de que a entrada e saída de dados podem ser
feitas a partir do hardware, mas também a partir do reconhecimento de voz ou
facial.
Conclusão
Após da conclusão do trabalho de
pesquisa chegamos a conclusão que a expressão foi usada pela primeira vez em
1997, por Dennis Stevenson, do governo britânico, e promovida pela documentação
do Novo Currículo Britânico em 2000. E podemos entender que A quinta geração de
computadores é composta por todos os dispositivos já criados ou em processo de
criação que incorporam tecnologias como inteligência artificial, computação
quântica ou nanotecnologia e salientar que Os computadores de segunda geração
não se diferenciaram apenas pela tecnologia e pelo menor tamanho, mas pela
mudança na linguagem de programação, que passou para a linguagem assembly.
Bibliografia
Https://www.diferenca.com/evolucao-dos-computadores/.
Www.wikepedia.com-tics.
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