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Aevolucao da tecnologia trabalho feito

 



Introdução

 

Neste presente trabalho da disciplina de Tics iremos abordar sobre os avanços tecnologias, ou seja, A evolução da tecnologia Como um tema principal e também iremos incluir a geração dos computadores visto que A comunicação é de grande importância para a sociedade contemporânea pelo fato de atualmente o mundo viver em uma era de globalização, onde barreiras geográficas e a distancia não podem impedir o compartilhamento de conhecimentos e de informações, esses que até a algumas décadas atrás eram grandes obstáculos para o mesmo e não se esquecer de que A evolução dos computadores acompanhou a evolução da sociedade durante os séculos XX e XXI. Entretanto, a história do computador não teve início apenas na modernidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tecnologias da Informação e Comunicação

 (TICs) é uma expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da informação. Entende-se que TICs são todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede e telemóveis. Em outras palavras, TICs consistem em TI, bem como quaisquer formas de transmissão de informações[1] e correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação, comunicação e facilitação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem, entre outras.

A expressão foi usada pela primeira vez em 1997, por Dennis Stevenson, do governo britânico, e promovida pela documentação do Novo Currículo Britânico em 2000.

São utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata), na biblioteconomia (OPAC) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a distância). Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização do TIC, em diversos campos, foi a popularização da Internet.  Como a comunicação é uma necessidade e algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos, trocar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.

Nesse sentido, conforme as necessidades surgiram, o homem lançou mão de sua capacidade racional para desenvolver novas tecnologias e mecanismos para a comunicação. Conceitua-se tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar. Em suma, todo processo de aperfeiçoamento. A humanidade já passou por diversas fases de evoluções tecnológicas, porém um equívoco comum quando se pensa em tecnologia é se remeter às novidades de última geração.

Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas surgiram como uma alternativa da era moderna, facilitando a educação através da inclusão digital, com a inserção de computadores nas escolas, facilitando e aperfeiçoando o uso da tecnologia pelos alunos, o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana, além de capacitar os professores por meio da criação de redes e comunidades virtuais.

SEGUNDO (KROENKE, 1992; LAUNDON, 1999)"

Existe uma tendência cada vez mais acentuada de adoção das tecnologias de informação e comunicação, não só por escolas, mas por empresas de diversas áreas, sobretudo com a disseminação dos aparelhos digitais no cotidiano contemporâneo. Há uma variedade de informações que o tratamento digital proporciona: imagem, som, movimento, representações manipuláveis de dados e sistemas (simulações), todos integrados e imediatamente disponíveis, que oferecem um novo quadro de fontes de conteúdos que podem ser objeto de estudo.

A comunicação é também a responsável por grandes avanços. Devido a troca de mensagens e consequente troca de experiência, dessa forma, grandes descobertas foram feitas. A história humana, sem os desenhos das cavernas, os hieróglifos egípcios, e o enorme acervo de informação que nos foi deixado através da escrita, não teria a emoção sentida hoje ao se ver o avanço desses meios. Todos os exemplos citados acima são formas de deixar mensagens, i.e., passar adiante uma informação, experiência, fato ou descoberta. A comunicação é algo complexo, uma vez que existem várias formas de se comunicar. O objetivo aqui, é mostrar o quanto a troca de mensagens, a informação e o relacionamento humano são importantes para a evolução de novos conceitos, como, p. ex., o trabalho colaborativo, a gestão do conhecimento, o ensino a distância (e-learning), que promovem uma maior democracia nos relacionamentos entre pessoas e a diminuição do espaço físico – temporal.

Num ambiente corporativo, onde um grupo de pessoas percorre objetivos comuns, a necessidade de comunicação aumenta consideravelmente. Numa corporação, existem barreiras culturais, sociais, tecnológicas, geográficas, temporais, dentre outras, que dificultam as pessoas a se comunicarem, portanto, um dos desafios de uma corporação é transpor essas barreiras.

Atualmente, os sistemas de informação e as redes de computadores têm desempenhado um papel importante na comunicação corporativa, pois é através dessas ferramentas que a comunicação flui sem barreira. Segundo Lévy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturadas por uma informática cada vez mais avançada.

TICs e Educação

Computadores, internet, softwares, jogos eletrônicos, celulares: ferramentas comuns ao dia a dia da chamada geração digital e as crianças e jovens já as dominam como se fossem velhas conhecidas. Essas tecnologias constituem o "habitat diário" desta geração, - que usa os meios para "comunicar-se" (correio, sms, bate-papo...), "conhecer" (sites, downloads...), "compartilhar" (redes sociais, fotos, vídeos...), "se divertir" (jogos na internet, rádio e TV digital) e também "consumir" (compras on-line).[4] Pesquisadores apontam que os mais jovens representam a faixa etária onde o crescimento do uso das TICs é maior.[5]

Evolução dos computadores

Um modelo de computador do século XXI 

Pesquisas feitas recentemente revelam que houve um aumento considerável no número de pessoas que possuem computador em casa. Poucos sabem sobre o processo de evolução dos computadores, até chegar aos modelos modernos de tecnologia de ponta dos dias atuais.

 

 

 A seguir a evolução cronológica dos computadores:



1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator).
1951 A 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina. 1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
 1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanos segundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.

- 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema. 

 1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar

A evolução dos computadores desde o primeiro computador até os smartphones e os supercomputadores de hoje em dia se deu em etapas chamadas de gerações. Existem cinco gerações de computadores, elas são definidas a partir da tecnologia e componentes empregados: válvulas, transistores, circuitos integrados, microprocessadores e inteligência artificial, respetivamente. Cada geração de computadores refere-se a um período em que uma tecnologia com capacidades e características semelhantes é lançada no mercado e produzida em larga escala.

Desde os primeiros computadores valvulados, os computadores preservam a mesma arquitetura fundamental: processador de dados, memória principal, memória secundária e dispositivos de entrada e saída de dados.

 

O primeiro computador e a primeira geração de computadores

A primeira geração de computadores surgiu em volta de 1940 e durou até 1956. O funcionamento dos primeiros computadores era conseguido através de válvulas termiônicas (ou, tubos de vácuo). Uma válvula, ou tubo de vácuo, é um componente eletrônico em forma de lâmpada, responsável por amplificar ou modificar um sinal elétrico. Este dispositivo foi fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações e da computação e, na verdade, ainda é usado hoje em dispositivos como o forno de micro-ondas ou transmissores de radiofrequência.

Os computadores de primeira geração conseguiam realizar milhares de cálculos por segundo, mas só podiam realizar uma operação por vez e consumiam muita energia elétrica. Eles foram programados em linguagem de máquina, uma linguagem de programação de baixo nível, e a entrada e saída dos dados era feita a partir de cartões perfurados.

O primeiro computador lançado foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer ou, em português, computador e integrador numérico eletrônico), em 1946, e possuía quase 18 mil tubos de vácuo (17.468).

Segunda geração de computadores: díodos e transístores

De 1956 a 1963, foi a época da segunda geração de computadores, que só foi possível com a invenção dos diodos e transístores. Isso marcou a substituição dos tubos de vácuo e um importante avanço no mundo da computação. O diodo é um semi condutor utilizado para transformar a corrente alternada em corrente contínua. Já o transístor é um dispositivo que funciona como um regulador da corrente elétrica, o que permitiu a criação de computadores com maior eficiência energética.

Os computadores de segunda geração não se diferenciaram apenas pela tecnologia e pelo menor tamanho, mas pela mudança na linguagem de programação, que passou para a linguagem assembly. Essa linguagem é básica e não é portátil, ou seja, não poderia ser usada em outro computador, mas consome menos recursos que sua antecessora.

Terceira geração: circuitos integrados

De 1964 a 1971, o mercado foi dominado pela terceira geração de computadores, caracterizada pela incorporação de circuitos integrados que substituíram os transístores. Um circuito integrado é um chip feito de silício que possui diferentes componentes que formam uma espécie de circuito em miniatura. Nesse tipo de computador, os dados de entrada e saída eram gerenciados por dispositivos periféricos como monitor, teclado ou impressora. A partir desta geração, linguagens de programação de alto nível começaram a ser utilizadas de forma massiva como COBOL, FORTAN, Pascal, etc.

Esses tipos de linguagens diferem das linguagens de baixo nível por serem muito mais próximas da linguagem natural (usada por humanos) do que da linguagem de máquina (código binário). Além disso, elas são portáteis, portanto, podem ser usados em outros dispositivos. Um exemplo de computador de terceira geração foi o UNIVAC 1108, uma atualização do UNIVAC de primeira geração criado na década de 1950.

Quarta geração: microprocessadores

A partir de 1971, os computadores deixaram de funcionar com circuitos integrados e incorporaram os microprocessadores. Um microprocessador é um circuito integrado, mas muito mais complexo, capaz de gerenciar todas as funções de um computador. É por isso que também é conhecida como Unidade Central de Processamento ou CPU.

Nessa época a popularização dos disquetes permitiu separar o usuário e programador. Foi possível copiar softwares em disquetes e distribuí-los, sem a necessidade de realizar uma programação para cada máquina.

 

Commodore PET 2001, Apple II e TRS-80 Model I - computadores de terceira geração (1977)

A quarta geração de computadores foi caracterizada também por incluir dois tipos de memória:

  • Memória RAM : armazena os dados do programa temporariamente, enquanto o equipamento está ligado.
  • Memória ROM : armazena os dados do programa permanentemente.

Esses tipos de computadores usam linguagens de programação de alto nível, como JavaScript, Python ou Java. A entrada e saída dos dados são feitas através de dispositivos periféricos como teclado, scanner, monitor, CDs, DVDs, etc. Além disso, seu tamanho e a diminuição dos custos de produção fizeram com que esse tipo de computador fosse vendido em massa. Um exemplo de computadores de quarta geração seria o Apple Macintosh e os PCs, como os famosos 286, 386, 486 e 586 da IBM, muito populares na década de 1990.

Quinta geração: inteligência artificial, computação quântica e nanotecnologia

A quinta geração de computadores é composta por todos os dispositivos já criados ou em processo de criação que incorporam tecnologias como inteligência artificial, computação quântica ou nanotecnologia. A inteligência artificial permite aos computadores reconhecer e aprender a linguagem humana de forma autônoma, sem a intervenção do usuário.

A incorporação da tecnologia quântica permitiria aos computadores trabalhar com enormes quantidades de dados que ainda não são possíveis de processar.

Interior de um computador quântico

Interior de um computador quântico

Já a nanotecnologia favorece a criação de componentes cada vez menores com maior capacidade de processamento e armazenamento.

A quinta geração de computadores é portátil e se caracteriza pelo fato de que a entrada e saída de dados podem ser feitas a partir do hardware, mas também a partir do reconhecimento de voz ou facial.

Mão segurando um smartphone 

Um exemplo de computadores de quinta geração são os smartphones, que possuem maior capacidade de armazenamento e velocidade do que um computador de quarta geração. Além disso, são pequenos, têm ligação à Internet e reconhecem a linguagem natural e as expressões faciais. A quinta geração de computadores é composta por todos os dispositivos já criados ou em processo de criação que incorporam tecnologias como inteligência artificial, computação quântica ou nanotecnologia. A inteligência artificial permite aos computadores reconhecer e aprender a linguagem humana de forma autônoma, sem a intervenção do usuário. A incorporação da tecnologia quântica permitiria aos computadores trabalhar com enormes quantidades de dados que ainda não são possíveis de processar. Já a nanotecnologia favorece a criação de componentes cada vez menores com maior capacidade de processamento e armazenamento. A quinta geração de computadores é portátil e se caracteriza pelo fato de que a entrada e saída de dados podem ser feitas a partir do hardware, mas também a partir do reconhecimento de voz ou facial.

Conclusão

Após da conclusão do trabalho de pesquisa chegamos a conclusão que a expressão foi usada pela primeira vez em 1997, por Dennis Stevenson, do governo britânico, e promovida pela documentação do Novo Currículo Britânico em 2000. E podemos entender que A quinta geração de computadores é composta por todos os dispositivos já criados ou em processo de criação que incorporam tecnologias como inteligência artificial, computação quântica ou nanotecnologia e salientar que Os computadores de segunda geração não se diferenciaram apenas pela tecnologia e pelo menor tamanho, mas pela mudança na linguagem de programação, que passou para a linguagem assembly.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia 

 

Https://www.diferenca.com/evolucao-dos-computadores/.

Www.wikepedia.com-tics.


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