Índice
Introdução
Neste presente trabalho da
pesquisa irei abordar sobre a administração como sendo é a ciência
social que estuda e
sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo
"administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o
ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar
os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados
fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Objectivos
Segundo Chavenato (1999
p.263) os Objectivos devem ser mesuráveis, realistas, desafiadores, definidos
no tempo, relevantes e motivadores. Os autores ainda mencionam que metas são
resultados quantitativos mensuráveis a se realizarem em prazo estipulado
especificamente, ou seja, a meta mensura o que o objectivo deseja alcançar em
forma de números.
Objectivos
gerais
Segundo Cervo, Bervian e da Sílvia objectivo
geral se caracteriza por determinar de forma clara e objectiva a intenção de se
realizar a pesquisa. Segundo Max Objectivos
geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho
académico.
Segundo Cervo Bervian (2007) Objectivo geral
dá uma visão mais ampla sobre o que se deseja pesquisar e aponta aonde o autor
deseja chegar com seus estudos.
Objectivos
Específicos:
ü Segundo Cervo, Bervian e da
Silva (2007), definir os Objectivos específicos significa aprofundar as intenções
expressas nos Objectivos gerais.
ü Segundo Lakatos &
Marconi (1992), os Objectivos específicos apresentam um carácter mais concreto.
A sua função é intermediária e instrumental porque auxilia no alcance do
objectivo geral e, ainda, permite aplicá-lo em situações particulares.
ü Segundo Autores os
Objectivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a
partir da pesquisa.
·
Metodologia
Segundo Gil (1999), o método científico é um
conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o
conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a
identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método
que possibilitou chegar ao conhecimento.
Administração
Segundo MATTOS, Pedro Lincoln C. L. é a ciência
social que estuda e
sistematiza as práticas usadas para administrar.
O termo "administração"
significa direção, gerência.
Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar
os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados
fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização
constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.
Administração é frequentemente tomada como
sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o
termo empresa for considerado como sinônimo de organização e legalização, que significa os
esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um
objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da
Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
A necessidade de organizar os
estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século
XIX, levou profissionais de outras áreas mais
antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para
problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências
diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da
Ciência da Administração.
Há autores que consideram a Administração uma área interdisciplinar do
conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas
ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.. Como exemplo de dependência da
Ciência da Administração, para funcionar de forma empresarial, estão as Instituições de Direito Público ou Instituições
de Direito Privado,
criadas, respetivamente, para finalidades sociais ou fins lucrativos.
Historial
SEGUNDO Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar
(POCCC). Além de contribuíram, com teorias, nos
primórdios da Administração. Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber.
Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da
Administração, em que um dos
maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos
como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).
Destas funções, as que sofreram transformações na
forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são
chamadas apenas de "dirigir" (Liderança).
Segundo Maximiano, António Cesar Amaro. 5.ed.r
São Paulo Atlas, 2000 visa de que a
atuação do Administrador, dividida em funções processuais, propondo que este
atue, na verdade, exercendo diversos papéis, sendo estes interpessoais (papel
de líder, de contato e aquele ligado à imagem de chefe), informacionais (papel
de monitor, de disseminador e de porta-voz) e decisionais (papel de
empreendedor, de manipulador de distúrbios, de alocador de recursos e de
negociador).
Discute-se se a Administração pode ser considerada uma
disciplina científica. Quando assim considerada, é um ramo das Ciências Sociais,
tratando dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o
olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas,
estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter
prático de aplicação nas organizações.
Justificava
Segundo Marconi e Lactatos a justificativa e de soma importância, pois e
único item que expõem as respostas para o porque de se realizar a pesquisa.
Segundo Lakatos, Marconi, (2010 p.202) justificativa elas sinta o que
consistem numa exposição sucinta porem completa, das razoes de ordens teóricas
e dos motivos de ordem praticas que torna importante a realização de pesquisa.
Conceito
Segundo FERREIRA, A.
B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Nova
Fronteira, 1981. p. 38.
Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam
recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de
aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu
impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas
que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus
recursos para atingir os objetivos corretos.
Como elo entre os recursos e os objetivos de uma
organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na
proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente
num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os
recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração
de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos
inerentes às técnicas de Administração.
Segundo John W. Riegel, "o êxito do
desenvolvimento de executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da
atuação e da capacidade dos seus Gerentes no seu papel de educadores. Cada
superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços
dos seus subordinados para se desenvolverem".
Teoria Geral da
Administração
A Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos
a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta
por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
Segundo Fordismo de Henry Ford A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas
tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a
"ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.
Trabalho Administrativo
Segundo DRUCKER, Ferdinand P. 3. ed. Pioneira 2002
O trabalho administrativo é a
aplicação do esforço físico e mental por um gerente, com a finalidade de
garantir os resultados por meios de outras pessoas, seus gerenciados.
Em síntese, o Administrador é a ponte
entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins
(objetivos).
A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas:
·
Finanças,
·
Marketing,
·
Vendas ou Produção,
·
Logística e Recursos Humanos.
Administração Financeira: É a disciplina que trata dos
assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.
Segundo (Phillip
Kotler). Marketing: "É o conjunto de atividades
humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”.
Produção: Se refere a qualquer tipo de atividade destinada à
fabricação, elaboração ou obtenção de bens e serviços. No entanto, a produção é um processo complexo que exige
vários fatores que podem ser divididos em três grandes grupos: a terra, o
capital e o trabalho.
Logística: "A logística é o conjunto de atividades que
tem por fim a colocação, com um custo mínimo, duma quantidade de produto no
local e no momento em que existe procura
Segundo TOLEDO (1986) "o ramo de
especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que
têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o
aumento de sua produtividade".
Administradores Públicos (como Prefeitos, Governadores e Chefes de repartições
públicas), bem como Administradores de organizações privadas sem fins
lucrativos (como clubes e ONGs).
Funções Administrativas
Segundo SOUZA, Marco 2013
Funções administrativas
norteiam os objetivos do administrador em sua rotina.
Atualmente, as principais funções administrativas são:
·
Fixar objetivos (planejar);
·
Analisar: conhecer os
problemas;
·
Solucionar problemas;
·
Organizar e
alocar recursos (recursos
financeiros e tecnológicos e as pessoas);
·
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
·
Negociar;
·
Tomar as decisões
(rápidas e precisas);
·
Mensurar e avaliar (controlar).
O papel do
Administrador
Segundo CHIAVENATO, 2003 – 6
As funções do Administrador foram, num primeiro
momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e
controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum
encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em
quatro categorias.
Planejar:
Definir o
futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais
são seus propósitos e seus objetivos", ou como "método que as pessoas
e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma
aplicação específica do processo decisório."
O panejamento
envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da
organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as
metas e propósitos sejam alcançados.
Conclusão
Neste presente trabalho de pesquisa cheguei a
conclusão de que Segundo CHIAVENATO,
2003 – 6 As funções do Administrador
foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar,
coordenar e controlar. E também recordar que Administração
Financeira: É a disciplina que trata dos assuntos
relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Segundo (Phillip
Kotler). Marketing: "É o conjunto de atividades
humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. Só para
finalizar salientar que Segundo MATTOS, Pedro Lincoln C. L. é a ciência
social que estuda e
sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo
"administração" significa direção,
gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Administracao
Universidade de São Paulo. O que é Administração Significado de Administração. Acesso em 16 de junho de 2013. Administração.
In: FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 1. Ed. São
Paulo: Nova Fronteira, 1981. Maximiano, António Cesar Amaru. Introdução à
administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo : Atlas, 2000 CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão
abrangente da moderna administração das organizações Elsevier, 2003 -
6' reimpressão MATTOS, Pedro Lincoln C. L. de. "Administração é
ciência ou arte?" O que podemos aprender com este mal-entendido? Rev. Adm.
Empresas, 2009, vol.49, n.3, pp. 349-360. Disponível em: Maximiano,Antonio
Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo :
Atlas, 2000.
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