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Quais são as estratégias do RH? respostas claras

 

Quais são as estratégias do RH?

O RH tradicional tinha seu foco na execução de tarefas voltadas para os colaboradores da empresa. Hoje, a área de Recursos Humanos atua de forma estratégica, sendo parte importante na tomada de decisões da empresa, planejando toda a estrutura de administração de pessoal de acordo com as demandas de cada setor, de forma a obter os melhores resultados.

1. Integração dos colaboradores

O RH cuida para que novos colaboradores se integrem completamente e de forma eficaz à empresa, procurando sempre reduzir o tempo gasto no processo por meio de um conhecimento profundo do trabalhador e do ambiente organizacional.

2. Qualificação das equipes

Criar e desenvolver equipes harmônicas, engajadas e produtivas é uma das mais importantes atribuições do RH. O investimento em qualificação contínua é essencial para a manutenção de equipes de alto desempenho nos setores mais importantes da empresa, além de ser um grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

3. Comunicação otimizada

Investir em recursos tecnológicos que permitam aprimorar a comunicação com o público interno e externo é muito importante. Mais do que isso, a empresa deve criar um ambiente propício às relações interpessoais e incentivar a comunicação em vários níveis, utilizando-se do feedback 360º como estratégia de integração de todos os participantes da organização.

4. Padrão de avaliação

Uma organização não pode crescer sem medir e avaliar seus resultados. As empresas que querem expandir rapidamente precisam criar padrões para avaliar suas rotinas e seus colaboradores de maneira eficaz.

Isso ajudará o líder nas decisões, mostrando as medidas que ele deve tomar em sua equipe — capacitação, recrutamento de novos talentos, realocação de pessoas e equipamentos, identificação de circunstâncias imprevistas, criação de plano de recompensas etc.

5. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima é um recurso muito importante para o RH e fundamental para uma organização que deseja alcançar ótimos resultados.

Mesmo que os gestores tenham informações e dados que podem sempre acessar de maneiras diferentes, eles precisam ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre seu ambiente de trabalho.

A pesquisa de clima é uma forma de identificar os gaps da empresa e melhorar o desempenho das equipes e dos processos de produção.

O que é o RH ágil?

Essa nomenclatura surgiu como uma forma de inclusão do departamento humano nas mudanças tecnológicas do mundo corporativo e otimizar os processos do setor.

Essas inovações não são feitas imediatamente, pois impactam diretamente na cultura e política organizacional, sendo aplicadas gradativamente no setor a partir de muito treinamento, comunicação e análises de resultados.

Vamos citar alguns exemplos de como aplicar o uma gestão de recursos humanos ágil e obter os efeitos desejados. Não perca!

1. Avaliar o desempenho constantemente

Melhorar a performance dos talentos deve ser uma rotina constante, capaz de apontar os pontos fortes e de melhoria a cada projeto e não somente uma vez ao ano como costuma ser.

Por isso, ao designar uma tarefa à equipe, o líder deve criar um cronograma que estabeleça tanto a meta quanto à avaliação do time. Dessa forma, ele visualizará o que deu certo e o que desenvolverá em seus talentos, fazendo com que as medidas sejam efetivas e os resultados positivos.

2. Investir na liderança humanizada

Desenvolver os gestores de equipes para que eles sejam tão comprometidos com seus liderados quanto com as metas da diretoria, de forma a estabelecerem uma relação de parceria com seus liderados, atuando como facilitador e motivador.

Esse desenvolvimento inclui a prática de feedback constante e a construção de uma relação de confiança e transparência com seu time e o mais importante: ouvir o que sua equipe tem a dizer.

Quanto melhor a relação do líder com os funcionários, mais motivada, engajada e produtiva será sua equipe.

3. Reestruturar a política de remuneração

Para reter os melhores talentos, é necessário reconhecer que seu trabalho é importante para a organização e mostrar isso por meio de salários atrativos e bônus por desempenho. Os reajustes anuais são vistos como obrigação e não estimulam os colaboradores ao desenvolvimento.

Uma das formas mais eficientes de remunerar de forma justa os talentos é praticando a análise de performance e colocando-a em prática.

Se o departamento de Recursos Humanos estabelece essa prática retém os melhores talentos e motiva os colaboradores na busca pela excelência em suas atividades. O que fortalece a marca empregadora e a otimização das tarefas.

4. Recrutar de forma ágil e eficaz

Agilizar o recrutamento não significa pular etapas para obter o resultado mais rápido, e sim utilizar as melhores ferramentas para identificar o perfil mais adequado em menos tempo.

Investir no recrutamento interno é uma estratégia que deve ser considerada, pois o profissional já tem uma reputação na empresa e suas qualidades devem ser aprimoradas e aproveitadas.

Além disso, sua aderência à cultura organizacional está consolidada, facilitando sua integração e clima corporativo. Essa estratégia reduz os custos de contratação e aumenta o engajamento dos demais colaboradores.

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5. Oferecer desenvolvimento contínuo aos profissionais

Com o aperfeiçoamento dos sistemas de Recursos Humanos, é possível acompanhar a evolução dos profissionais por meio da inclusão das informações lançadas. Por isso é tão importante que aconteçam as avaliações de desempenho e a comunicação eficiente entre o funcionário e a liderança.

Hoje existem ferramentas que analisam essas informações e emitem sugestões de desenvolvimento dos talentos, facilitando as tomadas de decisão do RH e a efetividade nos resultados.

Nova call to action

Como desenvolver a comunicação com os demais setores pode ajudar no RH ágil?

Com a necessidade de estabelecer uma relação de confiança com seus clientes internos e externos, o RH e o marketing das empresas estão construindo vínculos capazes de quebrar barreiras e transformar a comunicação transparente em uma estratégia muito eficaz.

Assim como o departamento de Recursos Humanos ficou conhecido por ser um setor que cuidava somente das pessoas e era gerador de despesas, o marketing era rotulado como “o setor de vendas”, responsável pelo cumprimento das metas corporativas.

Ao ressignificar essas áreas, suas funções se tornaram estratégicas e união de seus propósitos oferece à empresa diversos benefícios capazes de agilizar os processos.

1. Estimular o engajamento e a produtividade

Quando a equipe de RH interage com os gestores das demais áreas, o resultado são informações sobre a situação real do setor, suas conquistas, problemas e ideias.

A função desse departamento é transmitir esses dados para todos os funcionários e com essa estratégia aumentar o engajamento das equipes em prol da solução das dificuldades e aumentar a produtividade do setor.

2. Facilitar a organização das tarefas e as prioridades dos setores

Quando o RH transmite com clareza os objetivos do negócio é mais fácil para os gestores traçarem as metas para suas equipes e estabelecerem as prioridades.

Assim, ele fortalece a relação com os líderes e favorece o alcance das metas da empresa e a otimização dos processos.

3. Divulgar eventos internos

Com as informações obtidas por meio da avaliação de desempenho e a prática do feedback exercida pelos líderes, o setor de Recursos Humanos terá informações suficientes para planejar treinamentos específicos, workshops e feira de RH, estratégias capazes de desenvolver e integrar os talentos da organização.

A comunicação interna torna essas medidas possíveis, pois ela deve permear por todos os canais de notícia da empresa e atingir cada profissional.

4. Atualizar os funcionários

Com tantas mudanças nas leis trabalhistas e outras informações sobre o universo corporativo, o RH precisa manter seus profissionais atualizados e criar em cada um o desejo pelo conhecimento.

Essa medida faz com que eles se sintam estimulados em aprender não somente sobre sua área de atuação, mas também sobre o que acontece em outros setores, em outras empresas e em outros países, transformando esse conhecimento em melhoria contínua, o que é um benefício extra para o negócio.

A comunicação interna praticada de forma inclusiva com a parceria dos profissionais de marketing é capaz de transformar pessoas, relações de trabalho e resultados.

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