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Planejamento na área de Recursos Humanos

 

Planejamento na área de Recursos Humanos

A principal atividade do setor de Recursos Humanos é alinhar as necessidades dos colaboradores às metas da empresa, atuando como mediador para que todos estejam satisfeitos com os resultados obtidos.

planejamento do RH é importante para prevenir erros, eliminar problemas e aproveitar as potencialidades dos talentos.

Contudo, algumas medidas são importantes para que essa estratégia tenha o sucesso esperado e haja um equilíbrio entre os objetivos da empresa e dos profissionais. Vamos conhecê-las:

  • o RH deve conhecer e estar alinhado aos objetivos e missão da empresa:
  • atualizar-se constantemente com as inovações do mercado de trabalho e do potencial humano interno;
  • manter a análise constante do desempenho e evolução de seus talentos;
  • praticar o feedback e revisar as previsões para o caso de ajustes;
  • decidir a melhor forma e executar o planejamento.

A partir desses apontamentos é possível iniciar o passo a passo do planejamento.

1. Definir os objetivos da empresa

Essa etapa deve estar alinhada à estratégia do negócio, pois a partir disso será possível investir na melhoria do ambiente corporativo e desenvolver os colaboradores e torná-los mais produtivos e engajados.

2. Incluir os demais gestores no processo

É importante que todos os líderes participem e contribuam com ideias para o planejamento e ajudem na implantação e na continuidade das ações.

Essa medida favorece o sucesso da estratégia e ajuda na manutenção do bom relacionamento entre os superiores. 

3. Alinhar o RH

Para que o planejamento dê certo, é necessário que o setor esteja internamente engajado com a política e cultura da empresa. Dessa forma, será possível aplicar as estratégias de forma eficiente e atenuar os problemas existentes.

Com o intuito de evitar que as mesmas dificuldades apareçam, o setor deve ter total conhecimento das situações para que o plano de ação seja o mais eficiente possível.

4. Praticar os planos de ação

Tão importante quanto as etapas anteriores, executar o pacote de ações formuladas durante o planejamento de RH significa que a empresa terá a direção correta para a resolução dos problemas que aparecerem.

Seguir o plano de ação é fundamental para que a empresa consiga superar suas dificuldades, otimizar os processos e elevar seus resultados.

Investir no planejamento da área de Recursos Humanos se tornou uma estratégia empresarial, pois sua principal finalidade é conciliar os objetivos da empresa com o investimento no capital humano de forma que haja um equilíbrio e seja satisfatória para ambos.

Como construir o departamento de Recursos Humanos ideal?

Após ler sobre tantas dicas, estratégias, boas práticas e ferramentas, você pode estar pensando em como organizar tudo isso para estruturar o seu RH.

São tantas informações e requisitos que essa pode parecer uma missão desafiadora. De fato, é! No entanto, você vai colher os benefícios de um setor de Recursos Humanos desenvolvido e com foco em resultados.

Por isso, queremos pontuar alguns fatores que você deve revisitar na hora de montar ou de reestruturar seu departamento de Recursos Humanos.

1. Planejamento

O planejamento certamente é a base de qualquer gestão empresarial. É preciso ter objetivos bem traçados e saber o que será feito para alcançá-los.

Um bom planejamento conta com objetivos gerais e específicos, com metas de curto, médio e longo prazo e com ações pontuais para que essas metas possam ser alcançadas a tempo. É também necessário trabalhar com indicadores de desempenho para mapear os avanços.

Entretanto, esse plano de desenvolvimento não pode ser deixado de lado ao longo dos meses. Ele precisa sempre ser revisto e as métricas devem ser observadas e usadas a favor da gestão para que as melhorias possam acontecer.

2. Parcerias

Contar com aliados em um processo de estruturação do setor de Recursos Humanos é uma forma de garantir o sucesso. Eles trazem um olhar valioso para sua gestão.

Esses aliados são especialistas em diversos setores relacionados ao RH que podem prestar consultoria, indicando metodologias e ferramentas que vão se adequar melhor às necessidades da sua equipe.

3. Ferramentas

Contar com as ferramentas certas também é imprescindível para garantir a performance da área de Recursos Humanos. Como você já leu nesse artigo, o digital tem integrado cada vez mais as práticas de RH.

Isso é extremamente benéfico porque, por meio de tecnologias inteligentes, é possível automatizar diversos processos, centralizar informações, otimizar o tempo, aproveitar melhor os recursos e garantir resultados mais satisfatórios.

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4. Normas internas

Outro passo importante para um RH de sucesso é a definição das normas internas do setor. Muitas empresas acabam trabalhando sem códigos e processos bem definidos, o que pode causar lentidão e equívocos.

A adoção de um regulamento interno garante que todos os profissionais que trabalhem no setor sigam padrões nos processos realizados. Isso é fundamental para pequenos e principalmente para grandes times.

5. Treinamentos

Junto à definição de normas internas, oferecer treinamentos é uma ótima forma de fazer com que todos falem a mesma língua no setor.

A promoção do desenvolvimento dos profissionais também é muito importante para que eles estejam motivados e engajados — isso vai influenciar diretamente na performance do time.

Além de treinamentos, é interessante investir em programas de desenvolvimento constante, tanto das hard skills quanto de soft skills. Essa é uma forma de garantir profissionais cada vez mais capacitados e baixar taxas de rotatividade no RH.

6. Cultura

A área de Recursos Humanos é protagonista no desenvolvimento da cultura da organização. É no RH que são pensadas as melhores ações para fomentar um ambiente mais sadio.

Esse setor também busca tecnologias que possam auxiliar no engajamento dos profissionais desde o momento de recrutamento. Além disso, é nesse departamento que os valores da empresa são firmados e difundidos às equipes.

Por esses motivos, o time de Recursos Humanos precisa ter uma cultura interna própria, que norteie suas ações e inovações e ajude a desenvolver ainda mais a cultura geral da organização.

Veja alguns valores importantes que devem estar contidos nessa cultura:

  • empatia;
  • desejo em desenvolver pessoas;
  • tecnologia como aliada, e não como inimiga;
  • busca pelo melhor para a empresa;
  • trabalho em equipe.

Para aprender mais sobre o mundo do RH, ouça o RH sem filtros, um podcast Gupy sobre cultura de inovação e estratégia para a área de recursos humanos.

Quais são os erros em processos que devem ser evitados e custam caro à empresa?

Devido à importância estratégica assumida pelo RH atualmente, cada tarefa atribuída ao setor deve ser detalhadamente estudada e planejada, pois somente dessa forma, os erros serão reduzidos e tudo o que depender de tal atividade não será prejudicado.

Vamos conhecer alguns deles. Mesmo quem trabalha na área não percebe os impactos causados por estas falhas na rotina e nos negócios.

1. Falhar na execução do processo de integração

Após uma longa jornada em busca de um perfil compatível com a organização, finalmente o colaborador é contratado e o próximo passo do RH é fazer com que ele se sinta parte da empresa o mais breve possível. Porém, essa ansiedade não pode se transformar em ineficiência.

Portanto, o profissional de Recursos Humanos, junto ao líder do funcionário deverá ambientá-lo a toda a rotina da organização, apresentá-lo a todos os gestores e equipe, oferecer treinamentos de integração e esclarecer todas as dúvidas que apareçam.

Essa é uma etapa não somente de integração, mas de retenção de talentos, pois toda a atenção aplicada nos primeiros dias do novo colaborador vai refletir em sua permanência na empresa.

Lembre-se que assinar a documentação de admissão, entregar o crachá e o uniforme não fazem parte do processo de integração, essa é a parte burocrática, portanto obrigatória.

2. Abandonar os indicadores

Tudo o que é medido pode ser melhorado! É a partir dessa definição que o Recursos Humanos deve investir e interpretar de forma correta os indicadores da empresa para tomar as melhores decisões e solucionar os problemas apontados pelo método.

Negligenciar os indicadores, além de afetar a credibilidade do setor, impacta no crescimento e produtividade da organização causando prejuízos financeiros ao negócio.

3. Errar na comunicação

Muitos pedidos de demissão são causados pela comunicação ineficiente do líder com seus liderados. Essa questão é muito pertinente, pois nem sempre eles são informados de suas falhas e o RH se torna cúmplice dessa má gestão.

Investir no feedback negativo e positivo, na transparência e em treinamentos para os líderes vai mudar esse cenário e transformar as relações interpessoais, de forma que os colaboradores se sintam mais confiantes, engajados e motivados.

A área de Humanos tem papel fundamental na comunicação interna, por meio da pesquisa de clima, avaliação de desempenho e mediação de conflitos é possível elevar a comunicação inclusiva e permitir aos funcionários que sugiram melhorias para toda a empresa.

A comunicação eficiente e transparente é uma fonte de retenção de talentos e melhoria dos processos.

Ao utilizar a plataforma de recrutamento e seleção da Gupy, você tem a possibilidade de manter contato direto com a pessoa candidata, tanto pela própria plataforma quanto pelo WhatsApp. Dessa forma, você aproxima os profissionais da sua empresa e mantém viva a cultura de feedback.

4. Apressar o processo seletivo

Quando acontece uma demissão inesperada (seja por parte da empresa, seja pelo funcionário) o setor que ele atuava precisa produzir com menos um da mesma forma do que com a equipe completa.

Essa sobrecarga tem efeitos no clima da equipe e na excelência da produção, portanto o setor de recrutamento é pressionado a preencher a vaga o quanto para que os prejuízos sejam menores.

É nesse ponto que o RH erra: não adianta acelerar o processo seletivo e pular etapas consideradas importantes para a avaliação do perfil e contratar erroneamente um profissional que não é compatível com a cultura organizacional.

Essa decisão vai causar um impacto negativo ainda maior, pois o colaborador vai demorar mais tempo para se adaptar, ou nem se adapte, pedindo desligamento e com isso todo o processo deverá ser retomado.

Além disso, o clima interno pode piorar, a produtividade cair drasticamente e o custo do turnover aumentar.

5. Desconsiderar a avaliação de desempenho

Como criar uma política de recompensa satisfatória e eficaz se o RH não tem base para aplicá-la?

A avaliação de desempenho mostra os pontos fortes e de melhoria de cada profissional e a partir dela, é possível elaborar novas metas para os setores, recompensar os talentos que alcançarem os melhores resultados e aplicar treinamentos focados no desenvolvimento técnico e/ou pessoal da pessoa de forma a atingir a excelência em seu desempenho.

Quando o setor de Recursos Humanos não atribui a importância que a análise de performance merece, suas ações são baseadas no “achismo” e a consequência dessa decisão é desperdício de tempo e de dinheiro do setor e dos envolvidos.

6. Ignorar os exames ocupacionais

Durante o período que o profissional permanecer na empresa, ele será submetido a exames periódicos para atestar sua saúde física e mental. Essas avaliações ocorrem na admissão, demissão, retorno ao trabalho (em caso de afastamento por doença, acidente ou licença maternidade), periodicidade e mudança de função.

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) tem um custo para a empresa, que erra ao ignorar seu vencimento e não alertar o profissional. Essa atitude gera multa em caso de fiscalização e uma das responsabilidades do setor de Recursos Humanos é evitar custos desnecessários na gestão de pessoas.

Dependendo do tamanho da empresa é importante designar uma pessoa para ser responsável por esse acompanhamento.

7. Estabelecer metas intangíveis

Para que uma equipe e seus profissionais tenham sucesso na empresa, é importante que sejam elaboradas metas a fim de obterem melhores resultados e o negócio atinja os objetivos.

Mas muitas vezes, o líder estipula uma meta bem maior para seu time visando reconhecimento pessoal, e esquece que para dar certo, é necessário conhecer muito bem seus talentos e o potencial de cada um. Isso porque caso ele não tenha essa relação de confiança e transparência, essa atitude pode ter um efeito reverso e causar desmotivação, sobrecarga e erros na produção.

8. Administrar de forma incorreta o banco de horas

Mesmo com a evolução das formas de trabalho, controlar o ponto eletrônico ainda faz parte da rotina do RH da maioria das empresas, portanto essa é uma tarefa que se não for bem administrada pode gerar processos trabalhistas e prejuízos financeiros.

Não é exagero controlar o ponto dos funcionários diariamente e apontar os que fazem hora extra e os que estão devendo, relatando ao líder direto e agirem para resolver o problema o quanto antes. A prevenção é a forma mais segura de corrigir problemas futuros.

O que é RH 3.0?

RH 3.0 combina novas tecnologias com gestão de Recursos Humanos e é o futuro do setor de Recursos Humanos. Sua finalidade é gerenciar e direcionar o capital humano e o talento em um ambiente adaptado à era digital.

O conceito de Recursos Humanos 3.0 significou uma mudança profunda na concepção da direção e da gestão das pessoas. Essa mudança ocorreu em virtude dos avanços tecnológicos e da revolução digital.

A partir de agora, a gestão de Recursos Humanos deve seguir as diretrizes básicas para criar um ambiente adequado para que nossas organizações trabalhem como deveriam. Elas devem se concentrar no capital humano.

Esqueça os empregos como um conjunto de ações a serem cumpridas. Não há trabalhos com essas ou aquelas funções para executar. O que há são pessoas com habilidades e competências, que podem executar as tarefas da organização e que têm a versatilidade para se adaptar a novas funções e mudanças.

Como a automatização tem mudado a área?

Os avanços da tecnologia estão cobrindo todas as áreas da vida humana, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e facilitar todos os tipos de atividades. Nesse sentido, os processos de negócios — em particular, a área de Recursos Humanos — não são exceções.

Hoje, o desenvolvimento de tecnologias de informação está transformando a maneira como um departamento de Recursos Humanos é gerenciado, melhorando a eficiência do recurso mais importante para as empresas: as pessoas — o que é capaz de contribuir para alcançar os objetivos de uma organização.

Historicamente, as atividades de Recursos Humanos têm sido manuais e complexas. Graças às novas ferramentas que a tecnologia fornece, esses processos foram automatizados, simplificando bastante as atividades da área — inclusive com o envio automatizado de dados para o governo por meio do eSocial.

Quais são as tendências do RH?

O setor de Recursos Humanos está em constante transformação em virtude das novas tecnologias e da transformação digital, exigindo de seus profissionais atualizações constantes para que seus conhecimentos não se tornem obsoletos frente às novas demandas de mercado.

Novas tendências de Recursos Humanos surgem a todo o momento, transformando as relações de trabalho, dinamizando processos e diminuindo cada vez mais a distância entre empresa e o colaborador — mesmo que ele nem precise sair de casa para cumprir com suas tarefas.

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