Conheça o conceito de comportamento organizacional e sua importância na dinâmica das agências
O comportamento organizacional é um tipo de círculo avaliativo que busca esclarecer como as pessoas se comportam dentro de uma organização, por que agem de determinado modo e quais são os impactos de suas formas de desenvolvimento.
Existem diferentes conceitos e fatores que servem como base para o desenvolvimento de qualquer empresa, e um deles é o comportamento organizacional.
Você já ouviu falar sobre esse conceito? Ele é um dos elementos-chave dentro do clima organizacional. Em outras palavras, é o conjunto de valores, procedimentos, regras e crenças que uma empresa reúne.
Para que você possa entender a magnitude do comportamento organizacional, falaremos neste post sobre seu significado, seus objetivos e suas características. Confira os tópicos que serão abordados:
- O que é o comportamento organizacional?
- Quais são seus objetivos?
- Quais características o definem?
- Como ele é analisado?
- Qual a importância de estudar o comportamento organizacional?
- Quais os níveis de avaliação do comportamento organizacional?
- Quais as principais características do comportamento organizacional?
- Quais os critérios e ferramentas de avaliação?
- Por que reforçar a cultura organizacional na agência?
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O que é o comportamento organizacional?
Diversos autores e acadêmicos, muitos deles especializados em administração de negócios, marketing e liderança corporativa, preocuparam-se em dar uma estrutura teórica a esse conceito.
Para Stephen Robbins, autor americano de livros sobre gestão de negócios, o comportamento organizacional “é um campo de estudo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estruturas no comportamento dentro das organizações“.
Já os acadêmicos Keith David e John Newstrom, também americanos, o definem como “o estudo e a aplicação do conhecimento relacionado à maneira como as pessoas agem nas organizações“.
Como você pode ver, o comportamento organizacional é muito mais do que a interação entre trabalhadores, grupos e estruturas de uma empresa, pois lida com a análise de como essas variáveis influenciam o desenvolvimento do talento humano e o funcionamento em geral.
Esse conceito e todos os seus elementos são aplicados e adotados como uma filosofia com um objetivo maior: promover o desenvolvimento humano nas empresas e organizações.
Inclusive, o comportamento organizacional tem objetivos específicos e outros aspectos que demonstram sua importância e utilidade.
Conheça mais sobre eles a seguir!
Quais são os objetivos do comportamento organizacional?
Embora seja simples de explicar, o estudo de interações, grupos e estruturas e seu impacto no comportamento de uma organização é uma tarefa complexa.
Trata-se de um rigoroso trabalho de pesquisa constante, realizado para atender a certos objetivos fundamentais das organizações, sua gestão e o desenvolvimento de seus membros. Confira alguns deles.
Descrever
Um dos focos da aplicação do comportamento organizacional como um conceito é entender como as pessoas se desenvolvem e interagem dentro da empresa ou instituição.
Pesquisas e estudos nessa área devem nos fornecer elementos suficientes para descrever em detalhes e sistematicamente o comportamento dos membros da organização.
Compreender
Uma vez descrita a maneira como os membros da organização se comportam, é hora de fazer uma importante pergunta: por que eles agem assim?
Encontrar a origem e os motivos do comportamento da equipe e de seus membros é outro objetivo do comportamento organizacional.
Prever
Aplicar esse conceito não serve apenas para fazer uma retrospectiva, mas também ajuda a olhar para o futuro.
Ao entender como as pessoas se comportam e a razão de suas formas de agir, você pode fazer projeções sobre como os funcionários podem cultivar importantes habilidades profissionais dentro de determinado período de tempo.
Controlar
A compreensão do comportamento dos indivíduos permite maior controle — parcial, é claro, e não total — das atividades humanas no ambiente de trabalho.
Para atingir esses objetivos, são necessárias pesquisas e dados sólidos, que também devemos procurar no campo digital e eletrônico.
A transformação digital e os novos canais de comunicação fazem com que já não seja necessária a observação, a análise física e a avaliação do expediente de cada funcionário.
Por exemplo, é importante avaliar interações, conteúdos e usos que os trabalhadores atribuem às redes sociais e aos métodos de comunicação interna.
Quais características definem o comportamento organizacional?
O comportamento organizacional é estudado há décadas. Isso permitiu que especialistas definissem características e aspectos relevantes desse conceito, que são úteis para sua aplicação e análise. Entre os mais importantes estão:
Níveis
A teoria das variáveis do comportamento organizacional consiste em 3 níveis: organizacional, grupal e individual, que, por sua vez, são influenciados pelo meio-ambiente.
O nível individual apresenta certas crenças ou princípios, como:
- as pessoas têm diferentes necessidades e procuram sempre atendê-las;
- o ser humano tem capacidade de resposta limitada;
- o ser humano percebe e avalia;
- as pessoas pensam no futuro e escolhem como se comportar.
Por outro lado, o nível grupal é segmentado em grupos formais, integrados por equipes de comando, de tarefas e temporárias, e grupos informais, compostos por grupos de interesse e amizade.
Por último, o nível organizacional avalia empresas e instituições como um todo, que integra diferentes atividades e esforços com objetivos comuns.
Teorias
O comportamento organizacional apresenta diferentes teorias focadas em campos específicos de estudo, o que permite que esse conceito seja amplo e completo.
Especificamente, é composto pelas seguintes 5 teorias.
Teoria clássica
Concentra-se na necessidade de encontrar elementos para gerenciar organizações complexas.
Teoria da administração científica
Busca a perfeição das técnicas de trabalho e a criação de parâmetros capazes de medir a eficiência.
Teoria das relações humanas
Prioriza os indivíduos em relação aos outros elementos das organizações e sugere estratégias para aumentar a satisfação de cada um.
Teoria dos sistemas
É uma filosofia administrativa baseada em sistemas, isto é, em conjuntos de elementos que se relacionam entre si para constituir um “todo organizado”, que fornece melhores resultados do que a soma de partes.
Teoria da contingência
Enfatiza que não há nada absoluto nas empresas e instituições e que, em vez disso, tudo é relativo.
Como o comportamento organizacional é analisado?
Cada organização ou empresa tem características e desafios específicos. No entanto, existem parâmetros gerais que devem ser seguidos para analisar o comportamento organizacional.
Um deles são os indicadores, que devem ser objetivos e ter uma relação direta com a ação tomada. Entre eles estão:
- absenteísmo;
- tempo para execução das tarefas;
- falhas humanas;
- qualidade e quantidade de produção;
- nível de produtividade.
Outro método útil para a avaliação do comportamento organizacional é a incorporação de opiniões de colaboradores que tiveram um relacionamento direto com a organização e seus membros.
Obviamente, análises internas, entrevistas e outros tipos de feedback também são muito úteis, bem como a análise de bancos de dados e arquivos relacionados ao desenvolvimento de cada colaborador.
Em relação à frequência com que esses tipos de estudos e análises devem ser realizados, o melhor é atender a todos os objetivos de um ciclo de pesquisa antes de realizar um novo.
Qual a importância de estudar o comportamento organizacional?
A geração de trabalhadores tradicionais está envelhecendo. O mercado de trabalho tem lidado com cada vez mais mulheres e representantes das minorias. Os colaboradores de hoje têm objetivos diferentes daqueles mais antigos.
Empresas precisam lidar com as rápidas mudanças trazidas pela transformação da tecnologia e inteligência artificial. Com isso, a competitividade está cada vez maior no mercado.
Entender como e por que cada um se comporta e quais as consequências obtidas nos dá mais recursos para agir antecipadamente. Podemos, por exemplo, identificar comportamentos tóxicos e atuar em prol da eliminação deles. Temos condições de prever condutas e lidar melhor com seus efeitos, buscando mais integração dos times.
Ainda, é preciso considerar que pessoas se comportam de maneira diferente quando sozinhas e quando em grupos. Compreender esses aspectos torna o gestor um líder singular.
Como você percebeu, são muitos desafios para dar conta de oferecer um ambiente agradável de trabalho, que consiga aumentar a qualidade de vida do colaborador, ajudá-lo a aprimorar suas habilidades individuais, prestar o reconhecimento merecido, aumentar sua produtividade, para, então, crescer os resultados da empresa.
Nesse sentido, o conhecimento do comportamento organizacional e de como ele influencia cada um tem sido cada vez mais essencial para o alcance do sucesso.
Quais os níveis de avaliação do comportamento organizacional?
São 3 os níveis de avaliação.
Individual
Diz respeito ao estudo dos fundamentos do comportamento individual. Estuda, por exemplo, a personalidade, a motivação individual, a inteligência emocional e as emoções pessoais. Enfim, tudo o que se relaciona à unicidade da pessoa.
Grupal
São assuntos relacionados a comportamentos em grupo e como cada pessoa é influenciada quando trabalha em equipe. Temas comuns abordados são os relativos a comunicação, tomada de decisão, liderança, confiança, resolução de conflitos, poder e política.
Estrutural
Estuda a estrutura como um sistema organizacional. Analisa como as condutas dos indivíduos e dos grupos afetam os resultados da empresa. O foco é estudar práticas de gestão de pessoas, políticas empresariais e cultura organizacional.
Quais as principais características do comportamento organizacional?
Dividimos o comportamento organizacional, ainda, em 2 pilares.
Ética
A ética determina os valores que o indivíduo precisa seguir em uma comunidade. Nesse sentido, o comportamento ético está relacionado ao cumprimento das regras, padrões, direitos e deveres determinados pela empresa.
Geralmente, esses aspectos estão reunidos em um código de ética. Alguns exemplos são: manter sigilo sobre determinadas informações e respeitar o colega. Seguir ou não essas regras reflete o comportamento individual.
Responsabilidade
Esse pilar está relacionado à consciência que cada funcionário tem das suas condutas. Envolve não apenas ter pontualidade, mas também cuidar do patrimônio, vestir-se adequadamente, economizar recursos como água e luz, entre outros comportamentos.
Quais os critérios e ferramentas de avaliação?
Os critérios de avaliação podem ser mensurados em seus 3 níveis do comportamento organizacional. Alguns exemplos são:
- números de faltas;
- quantidade de atrasos;
- motivação;
- desempenho individual e geral;
- nível de inteligência emocional de cada um;
- nível de produtividade;
- grau de engajamento com os projetos;
- grau de sociabilidade;
- comportamentos de proatividade X comportamentos tóxicos;
- respeito ao código de ética;
- comprometimento com os jobs;
- nível de adaptação às mudanças;
- justiça no trabalho;
- pesquisa de clima organizacional;
- qualidade de vida e acidentes de trabalho;
- avaliação da cultura.
Para mensurar todos esses aspectos, podemos contar com ferramentas modernas, como softwares específicos para cada fim. Eles são desenvolvidos para mapear a conduta dos colaboradores, alimentar um banco de dados e ajudar nas estratégias de cada intervenção. Alguns programas precisam do auxílio de um psicólogo ou gestor de pessoas para facilitar a compreensão dos resultados.
Testes psicológicos também funcionam muito bem. Podem ser aplicados individualmente ou em grupos, mas sempre por um psicólogo, que é o único profissional habilitado para essa função.
Por que reforçar a cultura organizacional na agência?
A cultura organizacional compreende o indivíduo em todos os níveis. Assim, ela desempenha várias funções importantes em uma empresa. Além de criar distinções entre uma organização e outra, propicia um senso de identidade a cada membro.
Ela fornece regras, ainda que implícitas, sobre o que cada colaborador pode dizer ou fazer. Com isso, influencia na satisfação e no comportamento de cada um.
Uma cultura saudável é capaz de unir as pessoas, aumentar o engajamento e retenção de colaboradores e fazê-los seguir valores éticos parecidos. Ela contribui para que todos aceitem com mais facilidade as mudanças necessárias. Além do mais, influencia a equipe a caminhar na mesma direção, colaborando para uma imagem mais sólida da empresa.
Assim, é possível concluir que o comportamento organizacional é um dos principais fatores a serem estudados quando pensamos em produtividade e desempenho geral.
São muitos os desafios existentes em uma agência de comunicação, mas eles podem ser superados por meio da melhor compreensão das condutas em níveis individual, grupal e estrutural.
Pronto! Esses são alguns dos aspectos mais importantes do comportamento organizacional, um conceito fundamental para impulsionar o desenvolvimento humano em empresas e instituições.
Quer conhecer outro conceito importante para as organizações? Dê uma olhada no artigo em que falamos sobre a cultura do feedback nas empresas!
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