Ticker

6/recent/ticker-posts

EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA – UMA ABORDAGEM PRÁTICA NA BIOTECNOLOGIA

 EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA – UMA ABORDAGEM PRÁTICA NA BIOTECNOLOGIA




APRESENTAÇÃO O roteiro de aulas práticas foi elaborado para atender a disciplina de Embriologia e Histologia Humana, ministrada aos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Biotecnológica, da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Câmpus de Assis. 

No entanto, serve também como um guia prático, de fácil compreensão, para outros acadêmicos das áreas Biológicas e da Saúde. O roteiro aborda na sequência, o conteúdo programático teórico discutido em sala de aula, e tem como objetivo reforçar o aprendizado do ensino de Embriologia e Histologia, aliando o conhecimento teórico com o prático. Ao aluno do curso de Engenharia Biotecnológica, o material didático permitirá a compreensão do evento que precede o desenvolvimento embrionário em si, caracterizado pela formação dos gametas masculinos (Espermatogênese) e femininos (Ovogênese). Este conteúdo servirá de base para a aquisição dos conhecimentos no evento da Fertilização Natural e também na área da Embriotecnologia da Reprodução (Técnicas de Fertilização Artificial).

 Além disso, o material permitirá ao acadêmico caracterizar as fases iniciais do desenvolvimento ontogenético humano. Quanto ao conteúdo da Biologia Tecidual (Histologia), o roteiro de aulas práticas oferecerá uma base de estudo para a compreensão da organização estrutural e funcional dos tecidos constituintes do organismo humano. 

O roteiro está subdividido em unidades que representam os diferentes assuntos, as quais cada uma das unidades apresenta um breve texto, seguido pelas fotomicrografias das lâminas, que direcionará o aluno para a interpretação do material microscópico que consta no laminário das aulas. Desta forma, o roteiro aborda os seguintes conteúdos: Estrutura morfológica da gônada, ducto genital e gameta masculino (Unidade I), Estrutura morfológica da gônada, ducto genital e gameta feminino (Unidade II), Gastrulação e Organogênese (Unidade III), Biologia Tecidual (Unidade IV). 



Postar um comentário

0 Comentários