Ticker

6/recent/ticker-posts

O que é gestão de resíduos e por que é importante?

 

O que é gestão de resíduos e por que é importante?



Gestão de resíduos é um tema que tem ganhado muita atenção nos últimos anos, apesar do conceito ter amadurecido e existir há anos. O fato é que a preocupação com o meio ambiente tem gerado mudanças nas pessoas, que cobram mudanças das empresas.

A consciência sobre os impactos dos resíduos que geramos impulsiona a busca por soluções. Esse movimento de iniciativas e de comprometimento traz múltiplos benefícios, já que mobiliza pessoas e empresas a refletir sobre a responsabilidade dos próprios atos, o que gera consequências para todos e para o meio. Por isso, vamos entender melhor.

Índice

1. O que é gestão de resíduos?

2. O que são resíduos e quais seus impactos?

3. O que é determinado por lei

4. Quais as vantagens da gestão de resíduos para as empresas?
4.1 Redução de custos e desperdícios
4.2 Imagem positiva
4.3 Aumento do potencial competitivo

5. Como começar a gestão de resíduos?

O que é gestão de resíduos?

É um conjunto de ações que trabalham a forma de uso, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação, e demais etapas, dos resíduos de uma empresa ou residência, de forma que essas etapas sejam menos impactantes para o meio ambiente.

O processo é feito a partir da análise e do mapeamento da realidade da empresa (ou do local em específico) e, de acordo com o diagnóstico, são estudadas e desenvolvidas formas estratégicas para lidar com cada resíduo, respeitando suas características e respeitando as normas desse processo.

O que são resíduos e quais seus impactos?

Tipos de resíduos

Existem tipos diferentes de resíduos e eles podem ser classificados de acordo com sua origem, composição e periculosidade. Os resíduos sólidos urbanos são o resíduo domiciliar, os demais tipos são resíduo comercial, industrial, hospitalar ou de serviços de saúde.

Todos esses resíduos, quando não são aproveitados de alguma forma, nem descartados da maneira correta, causam poluição visual do local e, principalmente, podem desencadear a poluição do solo, do lençol freático e do ar, o que prejudica diretamente a saúde de todos.

Outro tipo de prejuízo que a má gestão de resíduos pode causar é o financeiro. Empresas podem sofrer multas ou paralisações de suas atividades se não cumprirem com as normas que tratam da questão. Isso porque os geradores são corresponsáveis por eventuais danos ambientais causados por seus resíduos.

O que é determinado por lei

Lei da Política Nacional de Resíduos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, determina que a gestão de resíduos precisa assegurar o reaproveitamento e reciclagem máximos, bem como a redução dos rejeitos, que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para o processo de reciclagem.

Segundo a PNRS, todas as pessoas físicas ou jurídicas que geram resíduos são responsáveis pelo seu correto gerenciamento. É importante conferir toda a legislação vigente dentro do tema.

Quais as vantagens da gestão de resíduos para as empresas?

Vantagens da gestão de resíduos para as empresas

Redução de custos e desperdícios

Com a identificação das falhas e do direcionamento sobre os processos, a empresa pode eliminar os desperdícios e fazer economia. Além disso, pode lucrar com a venda de materiais recicláveis de boa qualidade, por exemplo.

Imagem positiva

A empresa que respeita normas de proteção ambiental e tem iniciativas concretas que diminuam ou eliminem os impactos negativos de sua atuação no meio ambiente, demonstra ter responsabilidade social. Além disso, dá indícios de consciência para um desenvolvimento sustentável.

Todos esses fatores ajudam a constituir uma imagem positiva entre os clientes e a sociedade em geral, culminando em boa reputação no mercado e bom relacionamento com os órgãos fiscalizadores.

Aumento do potencial competitivo

O potencial competitivo da organização aumenta com o engajamento na causa ambiental e a empresa cresce de forma saudável, com apoio da sociedade e sem nenhum processo judicial. Isso a coloca em vantagem sobre a concorrência.

Outro ponto é o aumento da rentabilidade como maior competitividade, pelo o custo do produto final ser menor, já que os custos de resíduos entram na precificação.

Como começar a gestão de resíduos?

Como começar gestão de resíduos

Uma alternativa para empresas que querem implementar, ou melhorar, a gestão de resíduos é buscar quem entenda da logística de todo o processo.

iWASTES conecta toda a cadeia de resíduos com tecnologia, resultando em uma gestão mais eficiente. Para isso, faz o mapeamento e encontra soluções para os geradores de resíduos, após identificar o volume, o tipo de resíduo e como a empresa lida com eles.

Essas informações vão para uma nossa base e então, com a demanda diagnosticada, negocia-se junto aos parceiros, visando o aumento de rentabilidade, e então essas pontas são conectadas via marketplace.

Agora que você já compreende melhor a gestão de resíduos e sua importância, continue acessando nosso site para acumular mais conhecimento sobre o assunto.





Postar um comentário

0 Comentários