Ticker

6/recent/ticker-posts

Fenótipo e Genótipo

 

Fenótipo e Genótipo

Fenótipo e Genótipo são dois conceitos fundamentais no estudo da genética, visto que representam as características físicas e comportamentais dos indivíduos (fenótipo), bem como suas características genéticas (genótipo).

Esses conceitos foram criados no início do século XX, pelo pesquisador dinamarquês Wilhelm Ludvig Johannsen (1857-1927).

Fenótipo

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos indivíduos.

Ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).

Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros.

Nesse sentido, podemos pensar em dois irmãos, os quais possuem a mesma tonalidade de pele, porém, um deles vive numa cidade praiana, toma muito mais sol e possui pele mais morena.

Por outro lado, seu irmão, o qual vive na cidade grande, possui uma pele mais clara, determinada pelo meio em que vive. Por isso, o fenótipo é sobretudo, resultado da interação do genótipo com o ambiente.

Genótipo

O conceito de genótipo associa-se às características internas, à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdados dos pais, os quais somados às influências ambientais, determinará seu fenótipo (características externas).

Em outras palavras, o genótipo determina o fenótipo, sendo, portanto, uma característica fixa do organismo e mantida durante toda a vida e, diferentemente do fenótipo, não sofre alterações em contato com o meio ambiente.

Dessa forma, o genótipo representa a constituição gênica de cada pessoa, composto dos genes maternos e paternos.

A sua representação é baseada nos genes alelos dominantes, indicados pelas letras maiúsculas (AA) ou genes recessivos (aa).

Como exemplo, tem-se o albinismo, doença rara associada à falta de melanina na pele, representada por genes alelos recessivos (aa), em contraposição aos indivíduos que apresentam taxas normais de melanina na pele, os dominantes (AA), ou em maior número.

Curiosidade

Do grego, o termo “fenótipo” é a união de duas palavras “pheno” (evidente brilhante) e “typos” (característica). Da mesma maneira, o termo “genótipo”, do grego, representa a união de duas palavras “genos” (originar, provir) e “typos”, (característica)

Postar um comentário

0 Comentários