COLÁGENO
O colágeno é uma proteína fibrosa, estrutural e de origem animal, encontrada na matriz extracelular formando fibras resistentes. O colágeno é uma das proteínas mais abundantes do reino animal, estando presente, principalmente, nos tecidos conjuntivo e ósseo. No corpo humano, o colágeno corresponde a cerca de 40% das proteínas. A seguir apresentamos um pouco mais sobre essa proteína, como sua estrutura e sua síntese, além dos benefícios que ela traz ao organismo.
Leia também: Dicas para uma alimentação saudável
Estrutura e função do colágeno
O colágeno é uma proteína constituída por três polipeptídeos helicoidais associados em uma tripla-hélice. Essa proteína forma fibras que ficam embebidas em uma rede de proteoglicanos (moléculas constituídas por uma proteína central e cadeias de carbono).
Tais fibras são bastante resistentes, o que configura a sua função estrutural, dando sustentação, resistência e elasticidade aos locais onde se encontram, como tecidos conjuntivos e ósseos, músculo liso, tendões, entre outros locais.
Algumas doenças, como a esclerose sistêmica, podem causar o acúmulo de colágeno nos tecidos, esse acúmulo é denominado fibrose e pode desencadear transtornos na funcionalidade dos órgãos em que ocorre.
Benefícios do consumo de colágeno
O colágeno é encontrado principalmente na pele e carne de porco e no couro e ossos bovinos. Ele pode ser extraído na forma de pó e de fibras, e, com base nessas formas, podem ser produzidos o colágeno hidrolisado e a gelatina. O consumo de colágeno traz diversos benefícios, como:
melhora na firmeza e elasticidade da pele;
prevenção do envelhecimento, devido à sua ação antioxidante;
proteção das articulações;
auxílio no tratamento da osteoporose, entre outros.
Veja também: Qual a quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente?
Suplementação de colágeno
Uma deficiência de colágeno pode ser observada em indivíduos que apresentam uma má alimentação, bem como em indivíduos com idade mais avançada, já que apenas a alimentação, neste último caso, não é suficiente para suprir a demanda por alguns nutrientes. Com o passar dos anos, é observado também um aumento em casos de doenças que causam tanto deformidades ósseas quanto cartilaginosas. Diante disso, a suplementação de colágeno pode ser essencial.
Uma das formas de suplementação pode ser feita por meio do colágeno hidrolisado. O colágeno hidrolisado é um nutracêutico — substâncias (alimento ou produto) que podem atuar na prevenção ou tratamento de doenças sem causar efeitos adversos —, sendo considerado de baixo efeito colateral, rico em glicina e prolina, aminoácidos essenciais para a estabilidade e a regeneração das cartilagens.
Estudos mostram que o colágeno hidrolisado tem apresentado bons resultados no aumento da densidade mineral óssea, além de apresentar um efeito protetor da cartilagem articular, e nos alívios de sintomas, como a dor em doenças como a osteoartrite e osteoporose.
Leia também: Escorbuto: a doença relacionada à deficiência de vitamina C
Síntese do colágeno
O colágeno é sintetizado com base em, principalmente, três aminoácidos: glicina, prolina e hidroxiprolina. Como dito, as proteínas, em geral, são constituídas por polipeptídeos organizados em estruturas tridimensionais específicas.
No colágeno não é diferente. Na sequência de aminoácidos que formam as suas cadeias polipetídicas, a presença de glicina é observada repetidamente a cada terceira posição. A glicina é um dos aminoácidos mais presentes no colágeno (cerca de 33%). A diferença na estrutura química dessas cadeias é que caracteriza os diversos tipos dessa proteína.
Curiosidade sobre o colágeno
Queloide é um tipo de fibrose (acúmulo de colágeno) que ocorre em cicatrizes, sendo prevalente em indivíduos de pele negra.
0 Comentários