Mar Negro
O Mar Negro é um mar interior de forma oval que está localizado entre a Europa, a Península da Anatólia (Turquia) e o Cáucaso.
Ele faz ligação com o Oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu, e os estreitos de Bósforo, Dardanelos e Kerch. Na Antiguidade, era chamado pelos gregos de “Ponto Euxino”.
Localização do Mar Negro
O Mar Negro conecta dois continentes, a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, banhando os seguintes países: Ucrânia (norte), a Rússia (nordeste), a Geórgia (leste), a Turquia (sul), a Bulgária e a Romênia (oeste).
Principais características do Mar Negro
O Mar Negro apresenta uma área de aproximadamente 436 mil km2, um volume de 547 mil Km3 e uma profundidade máxima de 2210 metros.
Recebe esse nome devido à grande quantidade de sais minerais, as quais alteram a coloração de suas águas. Através do Estreito de Bósforo ele se conecta com o Mar Mediterrâneo.
O rio mais importante que deságua no Mar Negro na região da Romênia é o rio Danúbio, o segundo maior do continente europeu.
Possui elevada concentração de sulfureto de hidrogênio e um nível de salinidade baixo se comparado com os outros mares e oceanos.
Importância do Mar Negro
O Mar Negro possui grande importância econômica uma vez que todo o ano em suas águas são transportadas diversas mercadorias e pessoas, sendo uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo.
Além disso, tem uma forte presença turística sobretudo na região da Crimeia, que apresenta um mar calmo e diversas fontes de águas minerais.
Além de diversos portos, muitas cidades importantes estão localizadas em suas margens: Istambul (Turquia), Odessa (Ucrânia), Varna (Bulgária), Kerch (Crimeia), Poti (Geórgia), dentre outras.
Na medida que banha diversas cidades, ele tem sofrido nas últimas décadas com a poluição. Esse fator, sobretudo pela poluição industrial, tem afetado diretamente a biodiversidade marinha.
0 Comentários