Ticker

6/recent/ticker-posts

Como Fazer uma Introdução de TCC

 


Como Fazer uma Introdução de TCC

Como Fazer uma Introdução de TCC

introdução do TCC é um dos primeiros grandes desafios para quem está desenvolvendo sua monografia.

Nesse artigo vamos explicar como fazer uma introdução de TCC, o que se espera dela, qual a estrutura normalmente utilizada e mostrar alguns exemplos de introdução de TCC.

O que é uma Introdução de TCC

Resumidamente, a introdução de um TCC é como um cartão de visitas para o leitor de sua monografia, é uma forma de situar o leitor sobre o conteúdo do que virá a seguir, de inseri-lo no contexto do assunto e no que ele verá nas próximas páginas.

O texto da introdução deve apresentar o tema, qual a delimitação que será assumida e a problemática que será analisada. A introdução do TCC deve explicar o contexto em que o tema está inserido e deixar claro o motivo do assunto ser importante e relevante para aquela área.

Nessa introdução, é importante também explicar os objetivos da pesquisa e as metodologia adotadas durante o processo.

Nesse vídeo são apresentadas ótimas dicas sobre como fazer a introdução do TCC:

,






 Artigo Cientifico, Monografia, Dissertações ou Tese.


A Estrutura Básica da Introdução

Primeiramente, o tamanho da introdução vai depender muito do tamanho da sua monografia, da quantidade de assunto pesquisado, mas normalmente ela terá de 1 a 3 páginas.

A sequência abaixo é uma boa ajuda de como fazer 







introdução tcc
  1. Apresentando o Tema e o Contexto: Nesta parte deve ser explicado o contexto em que o tema está inserido, imagine que o leitor não conhece da área então antes de explicar o assunto específico que será abordado, você deve explicar aonde ele está inserido.
  2. Delimitação do Tema: Aqui é explicado o tema dentro do contexto, qual a sua delimitação e qual a importância de se aprofundar em determinado assunto.
  3. O Problema: No fundo todo TCC ou Monografia visa responder a uma pergunta, ou discutir um problema, chegando a algumas conclusões e considerações. Nesta seção é explicado qual será o problema a ser respondido.
  4. Objetivos e Metodologia do TCC: Explicar quais os objetivos da monografia, ou seja quais itens serão analisados, por exemplo, identificar o motivo de X, analisar as causas de Y, e etc. Em conjunto deve ser ser apresentado quais os métodos utilizados para atingir esses objetivos.

Normalmente a Introdução é feita no começo do TCC, antes de elaborar o texto, mas é inevitável que durante o processo, e ao final dele, o texto seja revisto.

Exemplos de Introdução de TCC

exemplo de introdução de tcc

Para deixar um pouco mais claro, coletamos alguns trechos com exemplos de Introdução de TCC da Internet.

Atenção pois esses são apenas pequenos trechos soltos. Em um TCC completo a Introdução deve ser bem elaborada, ter começo, meio e fim e um texto único e coeso.

Não deixe de revisar com seu orientador, ele será capaz de orientá-lo.

Exemplos de contextualização:

“O marketing é uma ferramenta estratégica voltada para o posicionamento mercadológico que atua, inclusive na atribuição de valor. Atribuir valor depende diretamente do mercado, visto que o valor percebido estará ligado a como os consumidores enxergam determinado produto ou serviço. Tanto que, o marketing além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades dos consumidores.”

“O autodidatismo, hoje, pode ser considerado uma poderosa ferramenta para estudo, visto que auxilia na aquisição acelerada de conhecimento e incita a o uso gradual da memória. O estudo é relevante pois não há outro processo mais fácil para se chegar a saber; além de garantir um bom aproveitamento em vestibulares, concursos públicos, provas etc. Outrossim, o autodidata usufrui de princípios os quais, além de assegurarem a capacidade de assimilar informações e processá-las de forma lógica e coerente, agregam o valor pessoal.”

Exemplo da delimitação do tema:

“Dentro deste cenário de evolução tecnológica, o último grande salto se deu com a mudança de paradigma na geração de arquivos para Sistemas de Informação Geográficas (SIG), com a adoção de um modelo orientado a objetos, utilizado no software Lamps2, o que permitiu um ganho de tempo e produtividade significativos e, acredita-se, de qualidade de informação.
Este trabalho, portanto, orientar-se-á no sentido de medir a qualidade da informação na adoção do software Lamps2 na 1ª DL e quantificá-lo de maneira a servir de base para avaliação e melhorias na produção.” Fonte deste TCC

Exemplos de definição problema:

“Diante das intempéries do mercado, um fator que permanece em evidência é a importância das pessoas no ambiente empresarial. É a área de Recursos Humanos que se apresenta como a principal responsável pela melhor avaliação do capital intelectual, a ponto de garantir a escolha certa de profissionais em consonância com a cultura e objetivos da empresa, gerando menores conflitos internos e promovendo a alavancagem competitiva da organização. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?”

“A partir destas considerações, visa-se responder a seguinte pergunta: Que estratégias de aquisição de conhecimento melhor se aplicam para aumentar o rendimento de captação de informação de forma autodidata?”

Exemplo de Objetivos e Metodologia do TCC:

“Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais diversos ramos, sua clientela prezará cada vez mais por credibilidade e confiabilidade, as empresas buscam se destacar pela qualidade de seus serviços e/ou produtos. Um dos meios de diferenciação está na atribuição de valor (qualidade) da empresa em suas marcas, através de um consistente investimento em marketing. Para tanto, as organizações precisam se posicionar quanto à sua marca, procurando ter ciência de quando sua manutenção será viável, ou em alguns casos, necessária. Nesse contexto, a proposta de trabalho científica visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização, baseando-se em princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.”

“Partiu-se da hipótese que assimilando o tempo e o conteúdo de estudo com as informações obtidas através de pesquisas é possível concretizar-se, de forma estratégica, as melhores ferramentas para fixação de conhecimento.

A relevância desta pesquisa contribui, diretamente, para estudos e mudanças de estratégias que auxiliarão na fixação de conhecimento e, assim, aprimorar a instrução. A pesquisa também tem como objetivo mostrar, de forma clara, as melhores estratégias para obter-se a capacidade de autodidatismo, a fim de garantir mais conhecimento em menos tempo.

Através de estudiosos da área, que já apontaram o autodidatismo como uma poderosa ferramenta de estudo, como Willian Douglas (2010), quem diz que é possível estudar sozinho e alcançar bons resultados, é possível estabelecer técnicas as quais se adequem as necessidades de cada um.”


Postar um comentário

0 Comentários